OPINIÃO
18/02/2015 18:12 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Como planejar e organizar um closet

O closet é o sonho de consumo de muitos, principalmente de nós mulheres. Não há quem não tenha sonhado com um closet repleto de bolsas e sapatos exclusivos.

Durante muitos anos tinha-se aquela ideia de que closets eram luxos exclusivos dos ricos e das celebridades, porém este conceito tem mudado levemente. Agora o closet é sinônimo de um espaço para você guardar e organizar as sua roupas e, claro, se vestir.

Já se foi o tempo em que só tinha closet quem contava um certo poder aquisitivo para abarrotar as prateleiras com peças caras. Hoje muitas pessoas da classe média recorrem à esta ideia de ter um espaço exclusivo para facilitar a organização do dia a dia.

Se você é um dos felizardos que possui um espaço extra em casa, então você também pode ter um closet!

A organização é elemento chave

2015-02-16-ArtInterior.jpg

ART Interior Design Studio / homify.com.br

Primeiramente, você não precisa ser um shopaholic para ter um closet. Tire definitivamente essa ideia da sua cabeça! Um quarto extra e sem uso, ou até mesmo um espaço extra dentro de um outro cômodo pode ser o lugar perfeito para o seu closet.

A maneira como você deve organizar este espaço vai depender da quantidade de roupas, acessórios ou sapatos que você possui e claro, a maneira de organizar também vai depender se você vai dividir ou não o tão sonhado closet com o marido.

Vamos começar pela roupas: organize-as por cor! Esse é o modo mais eficaz para evitar confusão e poluição visual. Dessa maneira fica muito fácil, encontrar o tipo de peça que você procura e você evita aquela famosa frase: eu não tenho roupa!

E os acessórios? Você não é a Kim Kardashian! Então, você provavelmente não precisa de gavetas e mais gavetas embutidas que foram especialmente planejadas para a sua extensa coleção de jóias e acessórios! Calma, não fique triste! Há muitas maneiras legais de organizar a sua humilda coleção de bijuterias.

Lembra aqueles pratinhos de louças vintages, ou até mesmo aqueles potinhos de sobremesa de vidros coloridos?! Utilize-os como organizadores, eles são soluções DIY perfeitas para os seus anéis e pulseiras!

E os sapatos? Eles devem ser organizados por tipo! O ideal é colocá-los em exposição em uma ou várias prateleiras. Todas as botas devem ser organizadas juntas por tamanho e cor. Os sapatos de festa devem ser organizados por cor e tipo, exemplo: salto agulha e salto anabela devem ser organizados por ordem e assim por diante.

O material ideal para você

2015-02-16-RenataMueller.jpg

Renata Mueller Arquitetura de Interiores / homify.com.br

Há tantos tipos de materiais disponíveis que são perfeitos para closets, você não precisa mais gastar valores exorbitantes para conquistar o tão sonhado quarto de vestir.

O material mais comum para construir um closet é normalmente a madeira, porém há outras opções. O ferro, ou o plástico também podem ser opções viáveis. Você pode também utilizar peças que não foram essencialmente construídas para um closet. Por exemplo: Estantes de livros, podem ser utilizadas como estantes de sapatos. Mesinhas ou criados-mudos, podem servir como um espaço organizar para suas amadas bijuterias.

A madeira maciça, ou em cor como a madeira branca laqueada ou em mdf são opções viáveis e muito usada na fabricação de closets.

2015-02-16-ElfaDeutschland.jpg1.jpg

Elfa Deutschland GMBH / homify.com.br

E não esqueça de dedicar um espaço grande o suficiente para aquele belo espelho de corpo inteiro. Afinal, o que é um closet sem espelho?!

Os armários podem ser ou não fabricados exclusivamente para o seu closet. Se você possui um guarda roupa de qualidade e comprado há pouco tempo, você pode reutilizá-lo com ou sem portas.

Alguns closets não possuem portas, porque a ideia é obter uma visão 360° de todas os seus pertences, porém há quem prefira com portas, afim de evitar poeira, isso fica ao seu critério!

O seu estilo e personalidade

2015-02-16-topospartners.jpg

Topos + Partners / homify.com.br

Chique, moderno, extravagante, simples, minimalista... isso vai depender, obviamente do seu estilo pessoal. Se você segue a linha mais extravagante. Invista em cores e acessórios em tons vermelho, azul royal, dourado ou rosa.

2015-02-16-DisakStudio.jpg

Disak Studio / homify.com.br

Dicas: O estilo minimalista é um tanto casual e visa apenas mostrar as peças que são extremamente necessárias! Tenha em mente, um visual clean e super organizado. Um closet chique, procura investir em materiais de ponta.

Iluminação e atenção aos detalhes

2015-02-16-MakCnm.jpg

Maksim Lubetskij / homify.com.br

O closet é o espaço que deve iluminar não só o espaço de um modo geral mas também ele deve valorizar o conteúdo armazenado nele. Geralmente, closets com um espaço superior à 25 metros quadrados possuem uma parte dedicada para as maquiagens. Quando uma mesa que contém uma penteadeira estilo camarim for instalada no quarto a necessidade de luz aumenta.

O ideal é instalar luzes embutidas que possuem mecanismo automático ao abrir e fechar as portas dos armários.

Caso você procure uma solução mais econômica, adapte o espaço com luminárias de luz branca. Espalhe duas ou três pequenas luminárias em espaços específicos que possam agir como um suporte à sua lâmpada de teto.

Agora você tem um closet, porém ele ainda com uma cara meio pobrezinha? Não se preocupe! Este espaço precisa conter um característica e estilo que combine com você, portanto, tapetes, chaise longues, pufes, ilhas, luminárias e lustres, porta-retratos, quadros e pôsteres.

2015-02-16-ElfaDeutschland.jpg

Elfa Deutschland GMBH / homify.com.br

Se você precisa dividir o espaço com o namorado ou marido. Procure separar os espaços e as divisórias. Por exemplo: Se o seu closet ocupa duas ou mais paredes, tente separar uma parede para você e outra para ele. Assim, o ambiente fica visualmente organizado e cada um sabe exatamente qual é o seu espaço.

Essas dicas não precisam ser aplicadas somente para um espaço exclusivo de roupas e acessórios, você pode selecionar metade do seu quarto e transformá-lo em mini closet - com certeza as suas amigas vão adorar!