OPINIÃO
12/03/2015 15:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:03 -02

Como decorar sua sala de estar com rosa

Rosa é uma cor que pode aparecer em versões mais delicadas ou agressivas. Ela surte efeito no ambiente, e é importante saber escolher a tonalidade ideal para cada espaço dentro de casa. Aqui há uma seleção de ideias que vão te ajudar nessa tarefa

Rosa é uma cor que possui características femininas. Por isso, muitos resolvem evitar essa cor e deixá-la reinar apenas em quartos de crianças ou de adolescentes. Essa cor é poderosa, e pode aparecer em versões mais delicadas ou agressivas. Em tons mais claros, o rosa se torna uma escolha romântica e suave. Em sua versão mais vibrante, ele pode ser mais extravagante, alegre e divertido.

Como muitos sabem, as cores surtem efeitos nos ambientes. É importante saber escolher a tonalidade ideal para cada espaço dentro de casa, principalmente na sala de estar. Para muitos, aplicar o rosa em casa pode ser uma tarefa arriscada.

Aqui há uma seleção de ideias funcionais que vão ajudar você a decorar a sala de estar usando a cor rosa sem errar ou deixar o ambiente infantil:

Versão extravagante

Dos Architects / homify.com.br

Como não amar esse sofá? Rosa é a cor que mais expressa o universo feminino. A imagem nos ajuda a entender como é possível aplicar o tom fúcsia sem quebrar o equilíbrio natural do ambiente. No caso, este sofá se funde aos outros detalhes. As paredes neutras e a luz natural existentes em salas de estar permitem ocorrer um clima divertido sem tornar a sala cansativa.

Rosa discreto e minimalista

GLM / homify.com.br

Não é preciso mergulhar no rosa choque para conseguir obter um décor mais feminino. Há inúmeras possibilidades de adotar o rosa sem cometer erros. Para as mais discretas, esse tom, além de feminino, é também super delicado. O espaço foi decorado com dois tons de rosa e lilás. A mesa de centro bem básica em cor branca neutraliza o ambiente. Perceba que as duas cadeiras da pequena mesa ao fundo também seguem o mesmo tom das almofadas no sofá.

Este projeto é perfeito para as pessoas que querem aplicar o rosa por todo o ambiente de modo neutro.

Detalhes em rosa

AF Arquitetura / homify.com.br

Quer dar um pouco de vida a um espaço de estilo sóbrio? Fácil: recorra apenas um detalhe rosa. Este é o suficiente para dar o toque especial e tirar a frugalidade do espaço. Na foto, vemos que um único detalhe rosa foi suficiente para que a sala de estar ganhasse um toque jovial e original. É difícil encontrar tapetes em tons de rosa em lojas de decoração. Caso esse seja o caso, você pode escolher almofadas, mantas ou até mesmo flores e porta retratos!

Tom sobre tom

Enzo Sobocinski Arquitetura / homify.com.br

Escolher cores de uma forma inteligente traz equilíbrio e harmonia para ambientes. O rosa foi aplicado em tom nas cortinas e na parede da televisão. À esquerda, a parede foi texturizada em tons roxo e vinho. O uso de rosa nos detalhes acalma a mente e relaxa os músculos. Estudos dizem que o rosa traz alegria, impedindo sensações e energias negativas. Nessa sala de esta, a cor foi aplicada em diversas tonalidades. O resultado ficou elegante e discreto na medida certa!

Rosa na medida certa

Maria Victoria Interiorismo / homify.com.br

Sim, escolhas inteligentes permitem que você use tons de rosa por toda a parte sem excesso. Veja como o branco se une ao rosa formando essa sala elegante, acolhedora e, ao mesmo tempo, super feminina. Isso é um contraste equilibrado que permite que o rosa seja usado de várias maneiras.