OPINIÃO
12/02/2015 15:55 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:53 -02

Como decorar espaços contemporâneos

Criar um lar contemporâneo é aderir a uma paleta de cores neutras ou monocromáticas. Nesse estilo, texturas, elementos fluidos e peças de decoração como esculturas e pinturas em telas que homenageiam um cenário artístico de uma maneira atemporal.

Criar um lar contemporâneo é aderir a uma paleta de cores neutras ou monocromáticas. Nesse estilo, texturas, elementos fluidos e peças de decoração como esculturas e pinturas em telas que homenageiam um cenário artístico de uma maneira atemporal. É possível complementar a decoração contemporânea com peças de outros estilos que tenham um valor sentimental, por exemplo, aquele vaso que pertenceu aos seus avós, ou aquela louça que você arrematou em um mercado de pulgas.

Hoje, o universo do design e decoração está permitindo muito mais e aceitando novas ideias e conceitos rapidamente. Agora, as ideias que representam o conceito de decoração contemporânea seguem combinando funcionalidade junto ao bem estar e bom gosto para interiores.

Ter um ambiente funcional e agradável deve ser primordial para um lar contemporâneo, pois estas características tornam os espaços mais convidativos. Esse estilo também busca integração entre as áreas comuns. Como entra a sala living e outros ambientes, sendo essa uma nova tendência que incentiva simplificar e facilitar o convívio familiar priorizando o bem estar e a praticidade no dia a dia.

Pense e imagine que a sua casa deve ser o seu templo e o seu ambiente e zona de conforto com isso em mente é preciso que ela tenha: espaços práticos, ambientes funcionais que facilitam a rotina do dia a dia e minimizam o trabalho doméstico e que de preferência ofereça soluções sustentáveis.

Veja a seleção de espaços que com soluções e conceitos contemporâneos que vão inspirar você na hora de decorar os seus próprios espaços:

Contemporâneo e rústico

Gislene Lopes Arquitetura / homify.com.br

O ambiente contemporâneo com peças de matéria-prima natural são para aqueles que priorizam a natureza e a sensação de bem estar. Este estilo pode ser combinado com facilidade, pois há uma grande variedade de elementos que podem ser aderidos de um modo sutil, elegante e, claro, atual.

Gislene Lopes Arquitetura / homify.com.br

Dica: Use tapetes de fábricas orgânicas ou peças como uma mesa de centro ou de jantar feita em madeira rústica e maciça combinada com cadeiras de materiais como ferro ou estofado atual, essa combinação fica ótima em qualquer sala de estar ou jantar.

A combinação entre esses dois estilos permitem que peças upcycling (Peças recicladas) sejam utilizadas como parte da decoração.

Gislene Lopes Arquitetura / homify.com.br

Na imagem que vemos o banheiro é decorado com peças de matéria-prima natural, possuindo assim uma atmosfera fresca e atual. A pia em mármore e madeira reflete frescor e uma sensação contemporânea devido à suas linhas retas e simétricas.

Contemporâneo e retrô

MM 18 Arquitetura / homify.com.br

É possível obter um espaço atual com elementos de origem retrô, porém é necessário cautela extra para que a adição de ornamentos decorativos não poluam o ambiente. Para não errar o ideal é adicionar peças maiores que tenham uma presença marcante e evitar ornamentos pequenos.

Adriana Scartaris Design e Interiores / homify.com.br

Dica: Uma tendência que está em alta é aderir à eletrodomésticos com design retrô (como a geladeira da marca Smeg) e misturá-los junto à outras peças de design atual.

Clássico e contemporâneo

Actual Design / homify.com.br

A mistura de elementos e peças clássicas em um ambiente contemporâneo funciona devido ao seu equilíbrio sutil entre as peças combinadas. Um ambiente contemporâneo faz uso de sistema luminotécnico e acabamento em gesso. O mobiliário contém repartições inteligentes para facilitar a organização do dia a dia. Esse estilo mescla acabamento elegante e moderno com peças clássicas como candelabros, lustres, sofá estilo chesterfield etc.

Actual Design / homify.com.br

Dica: Espaços contemporâneos priorizam a comodidade para a vida atual. O mobiliário é moderno e seus materiais predominantes são o vidro, betão, pedra, metal, mármore e madeira laqueada. Aposte em um lustre Rococó sob a mesa de jantar, ou opte por um sofá com estofado em couro e para as paredes telas de artistas de arte moderna podem ser a aposta ideal.