OPINIÃO
27/01/2015 17:17 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Como criar um espaço para home-office

Home-office nem sempre é fácil. É preciso muita disciplina para não deixar a distração impedir a rotina de trabalho. Veja aqui algumas ideias para ajudar você a decorar um espaço adequado para trabalhar e estudar - mas sem deixá-lo muito distraído.

Hoje em dia o cotidiano anda cada vez mais delimitado devido à nossa falta de tempo. Não só a rotina precisa ser otimizada - mas também o estilo de vida. Muitas empresas procuram contratar profissionais que disponham de tempo e consigam efetuar tarefas sem sair de casa.

Para muitos, trabalhar em casa é ideal. Além de você poder estar presente com a sua família e conseguir trabalhar sem precisar enfrentar o trânsito ou a loucura do dia-dia, você consegue otimizar o tempo de acordo com a sua rotina.

Mas nem sempre é algo fácil. É preciso muita disciplina para não deixar a distração impedir a rotina de trabalho. Hoje, o home-office se tornou algo essencial até para aqueles que trabalham fora de casa, mas precisam de tempo extra para finalizar alguma tarefas após o expediente.

Veja aqui algumas ideias para ajudar você a decorar um espaço adequado para trabalhar e estudar - mas sem deixá-lo muito distraído.

Espaços pequenos

Equipe Ceramicas / homify.com.br

Ter um cômodo dedicado totalmente para um home-office é privilégio para poucos, por isso aqui há algumas ideias de como criar um pequeno escritório em um espaço extra no quarto ou até mesmo na sala de estar.

Espaços compactos e organizados são ambientes no qual a serenidade e concentração aumentam, por isso o ideal é manter o seu local designado sempre que possível organizado. Se você é daqueles que não precisa de muito espaço e não trabalha muito com papel, estas soluções pequenas podem ser ideais.

As mesas pequenas são eficientes, não ocupam muito espaço e podem ser colocadas em qualquer parte da casa. Na hora de eleger o melhor local para ser o seu escritório procura um espaço que seja arejado e contenha luz natural.

Decorar, decorar e decorar...

Goldstein & Co. / homify.com.br

A decoração de pequenos espaços diz muito sobre a atmosfera de trabalho. Mesmo que você esteja trabalhando em casa, é importante que se esforce para que este espaço seja adequado e tenha uma energia que permita paz e concentração.

O ideal é que seja em um lugar mais reservado e arejado para facilitar na hora de aumentar a produtividade e eficácia. Locais próximo à televisão ou à cozinha, devem ser deixados como ultima opção para evitar procrastinação.

O objetivo é deixar este espaço o mais confortável e agradável possível. A decoração, claro, depende do seu estilo pessoal, da sua área de trabalho e do espaço que você escolheu para compor o seu home-office.

Gwenayelle Royette / homify.com.br

As pequenas áreas da parede podem servir como prateleiras para organizar caixas, recibos e documentos. Em vez de adquirir uma prateleira básica e simples, por que não inovar e colocar nichos ou caixotes feitos de palete?

Elena Bogia / homify.com.br

Utilize alguns dos seus acessórios de decoração favoritos e deixe a sua mesa de trabalho com um ar mais personalizado. A sensação de bem estar também é um dos fatores responsáveis por aumentar a concentração na hora do trabalho.

Os detalhes que fazem toda a diferença: pequenos vasos com flores frescas, um porta retrato com uma foto de viagem ou até mesmo ornamentos de decoração ajudam a elevar o humor e a produtividade.

Espaços maiores

Isabell Battendfeld / homify.com.br

Para aqueles sortudos que podem contar com espaço extra em casa, a vantagem principal é privacidade para trabalhar, além de claro, ter espaço de sobra para organizar o home office de um modo mais amplo e sem bagunças.

O melhor de ter um ambiente completo designado somente para o seu escritório é poder guardar todos os livros e documentos, sem precisar economizar espaço. Para quem possui muitos papéis e objetos, o ideal é transformar o espaço em um retiro dedicado ao trabalho, porém sem deixar o espaço perder o charme e personalidade.

Tapetes, lustres e outros adereços também podem fazer parte da composição do seu escritório! Não importa o estilo da sua decoração ou do tamanho do seu espaço, o importante é que o seu home office, seja, claro e organizado de um jeito que facilite a sua rotina de trabalho. E agora, ainda há desculpas para evitar decorar o seu escritório?

Christian Schwienbacher / homify.com.br

Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.