OPINIÃO
15/12/2014 15:06 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Aprenda como decorar estantes para livros

Se você é daqueles que ainda admira a beleza clássica dos livros e preferem colocá-los em exposição no escritório, em um corredor ou até mesmo na sala de estar, estes exemplos serão perfeitos.

Em tempos de internet, com o avanço da tecnologia, o livro digital vem ultrapassando os livros impressos. Por meio de aparelhos eletrônicos como kindles, iPads, entre outros, capazes de armazenar enormes quantidades de livros, ocupando o mínimo espaço, além de serem bastante funcional.

Hoje, para a maioria, ter muitos livros em casa, está pouco a pouco perdendo o seu propósito.

Entretanto há sempre aqueles preferidos, os quais gostamos de ter por perto.

Você é daqueles que ainda admira a beleza clássica dos livros e preferem colocá-los em exposição no escritório, em um corredor ou até mesmo na sala de estar, estes exemplos serão uma proposta simplesmente perfeita. Veja como inovar essas peças-chave de decoração:

Estilo Marítimo

Spray Architecture / homify.com.br

Sabe aquela casa ou apartamento de praia que você vive pensando em decorar, mas acaba sempre deixando para depois? Então, uma ótima e prática opção são prateleiras de madeiras, feitas com cordas, elas, harmonizam-se perfeitamente com o sofá, a TV e demais móveis existentes no ambiente.

Este exemplo é uma ótima solução para espaços simples ou sem vida. Não é preciso preencher cada espacinho com livros. Poderá utilizar os diferentes tamanhos de livros com capas coloridas, como acessórios de decoração. Fazendo da sua estante uma peça muito almejada, por seu charme e seu visual "vintage".

As prateleiras são presas por nós marítimos, estes são detalhes que acrescentam uma característica praiana. Se você não é adepto de cores neutras e procura algo original, uma excelente opção é inovar, pintando as prateleiras ou até mesmo adicionando um papel de parede para o fundo.

Clássicas

Leivars / homify.com.br

Já estes exemplos são para aqueles amantes de literatura, que sempre sonharam, com bibliotecas antigas, em que as estantes de livros chegavam ao teto, e ainda tinham uma escada móvel para alcançar os livros mais altos. Veja como uma estante "comum" ficou charmosa e clássica com a adição da escada no mesmo tom. Este exemplo é funcional, devido ao estilo clássico dos móveis, tornando o espaço super elegante e acolhedor.

Leivars / homify.com.br

Como nos casos anteriores, você não precisa preencher a sua estante somente com livros. Peças de decoração, pequenas caixas, ornamentos, porta-retratos também são perfeitos para harmonizar a estante com requinte.

Simples e coloridas

Muebles Flores Torreblanca / homify.com.br

Um móvel com cores ajuda a compor o estilo do ambiente. Se você deseja um toque de cor e está a procura de uma ideia descomplicada para organizar seus livros, esta ideia é uma solução prática. Com prateleiras mais largas, é possível distribuir, artefatos e ornamentos de decoração maiores, também poderá ser colocados sem medo, muitos objetos garimpados em viagens.

Por não ocupar muito espaço, esta estante pode ser recriada na sala, no corredor ou em qualquer outra área comum da sua casa.

Com formas geométricas

Muebles Flores Torreblanca / homify.com.br

Este estilo é algo atual e muito interessante. Suas formas inusitadas transformam uma simples estante em algo original. Com certeza este estilo foge à regra das estantes comuns. O formato peculiar permite que você use a sua criatividade e imaginação para criar figuras, como no exemplo acima.

Na foto, é possível notar a figura de um homem e um cachorro. Cubos e triângulos de todas os tamanhos formam desenhos mais do que originais. Com madeira simples e pintada você pode recriar esta estante, pregando na parede no formato que preferir.

Simples e pragmática

Maurício Arruda Design / homify.com.br

Algumas vezes, observamos um móvel e não conseguimos visualizar imediatamente o seu potencial. Se você possui um móvel, e acha que não foi uma boa aquisição, a solução é tirar proveito das cores existentes, em livros e acessórios, tais como: vasos, caixas, ornamentos que juntos vão decorar e colorir dando um visual especial para a estante.

No modelo acima, a estante é composta com módulos de tamanhos diferentes com vãos em alturas distintas. Uma aparência clean, este exemplo é perfeito para ambientes mais discretos. A decoração é esparsa e estrategicamente composta e organizada entre os livros. Veja como uma simples estante preta tornou-se algo interessante e agradável visualmente!

Com design inovador

Covo / homify.com.br

A ideia da estante composta com vasos é mais uma amostra fora do padrão, tornando-se algo único. Por exemplo: Você pode fazer os pilares da estante com livros, pallet, caixas de engradados ou corda como vimos no exemplo acima. Há várias possibilidades que você pode recriar a partir dessas inspirações.

E agora, você ainda terá desculpas, para continuar sem uma estante para os seus livros?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.