OPINIÃO
06/02/2015 19:02 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

5 ideias para decorar com Shabby Chic

Como uma mistura de quinquilharias pode dar um toque super romântico e agradável a qualquer ambiente? Aqui há uma seleção de algumas ideias para você aprender a criar uma atmosfera elegante com peças e objetos velhos sem precisar fazer muito esforço.

Nos últimos anos a tendência Shabby Chic tem ganhado cada vez mais atenção e espaço dentro das casas. O encanto desse estilo é dar vida à espaços com peças de decoração com aparência desgastada.

Não se deixe levar pelo nome shabby (essa palavra em português quer dizer surrado, velho, usado, desgastado). O Shabby Chic é justamente isso: a combinação do velho e desgastado que resulta em uma frugalidade de gosto refinado.

Esse estilo vem deslumbrando por suas composições simples e ao mesmo tempo românticas. A mescla de elementos decorativos da era vintage que forma o Shabby Chic originou-se na Inglaterra. A melhor descrição para esse conceito é um estilo inglês romântico, composto por peças usadas, desgastas e até enferrujadas.

Se você ainda não está familiarizado com esse estilo, provavelmente deve estar se perguntando: como uma mistura de quinquilharias pode dar um toque super romântico e agradável a qualquer ambiente? Difícil de imaginar?

Aqui há uma seleção de algumas ideias que captam exatamente a essência do Shabby Chic para você ver e aprender a criar uma atmosfera elegante com peças e objetos velhos sem precisar fazer muito esforço.

1. As cores neutras e tons pastéis

Egger's Einrichten / homify.com.br

Deixe a parede branca, não subestime a simplicidade desse estilo! Eu sei que paredes brancas podem parecer frias, mas as demais peças vão quebrar o gelo e deixar o ambiente sereno e ao mesmo tempo romântico.

Os tons bege e branco são as cores que normalmente compõem a atmosfera neutra e serena do shabby chic. Esses tons oferecem clareza e pureza e até um ar de inocência aos espaços que seguem a linha shabby chic.

As demais cores como tons pastel e outros também são características desse estilo, eles são atribuídos devido a sua suavidade e delicadeza. Você também pode ousar e mudar a paleta de cores de acordo com o seu gosto pessoal.

2. Decorando com antiguidades

Claire Backhaus / homify.com.br

Não jogue objetos decoração fora. Lembra aquelas louças que você herdou dos seus avós? Então: elas são perfeitas para o Shabby Chic. Porém não abuse - esse estilo preserva peças antigas sem causar poluição visual.

Agora, se você é daquelas que adora jogar fora peças e objetos inutilizados, está na hora de visitar brechós e mercados de pulgas, eles estão super em alta no momento!

Os ornamentos e peças decorativas que derivam desse estilo possuem um caráter vintage. Caixas de música, velas com cores suaves, porta jóias de louça ou de madeira e flores, como rosas, peônias ou flores silvestres. Espelhos com molduras em estilo barroco, em cores com patina ou pintados, candelabros e porta retratos também nesse segmento fazem parte do composto de objetos que formam o Shabby Chic.

3. Reaproveite móveis desgastados

Cabbages and Roses / homify.com.br

É, fica difícil imaginar como móveis com aparência realmente deteriorada podem ficar bem em qualquer lugar que não seja o ferro velho, mas esse composto destemido prova que até aquelas peças que você estava pronta para jogar fora ainda possuem um grande valor - tudo depende do ponto de vista!

O mobiliário Shabby Chic é bem diverso e tem peças em ferro e madeira. Camas e outras peças vintages feitas de materiais como ferro ou de madeira podem ter pintura falhada e desgastada, pois estas são justamente as características favoritas nesse estilo. A patina em madeira rústica com aspecto envelhecido também é outro forte marco.

4. Detalhes têxteis

Designers Guild / homify.com.br

Esqueça linhas retas e figuras e texturas geométricas! O Shabby Chic reflete a beleza barroca de forma forma delicada, sempre priorizando conforto! Abuse de almofadas e mantas, esse estilo busca atmosfera acolhedora com tecidos macios ao toque.

Sofás e poltronas são normalmente cobertos com capa de linho em branco, bege ou areia, porém também podem ser coloridos, como se vê na imagem acima. Os artigos têxteis que formam o Shabby Chic possuem estampas predominantemente floridas em cores suaves e delicadas. Os tecidos para cortinas geralmente são leves e transparentes como o tule ou a seda.

Para tapetes a preferência é pequenos tapete de pele de ovelha em cor branca ou em algodão.

5. Mãos à obra

Cabbages and Roses / homify.com.br

Sabe aqueles pequenos projetos caseiros de decoração que são super fáceis e contam com milhões de tutorais no YouTube? Então, o Shabby Chic é repleto de projetos Faça você Mesmo (Do It Yourself). São combinações de ideias com saídas românticas, simples e harmoniosas que dão um ar inocente e puro à qualquer espaço, seja, no quarto, na cozinha ou na sala de estar.

Molduras de quadro vazios, ornamentos artesanais com madeira rústica, xícaras e bule de louças inglesas pintadas à mão em estilo vintage, vasos para flores, garrafas de vidro para leite e bandejas de prata estão na lista de objetos que pertencem à esse estilo.

Essa e muitas outras são pequenas ideias formam a atmosfera Shabby e ao mesmo tempo Chic. Esse conceito com aspecto doce e descontraído saiu das residências de campo na Inglaterra e tem ganhado cada vez mais notoriedade no cenário da decoração de interiores.

E então... agora você está pronto para se render ao charme do Shabby Chic!