Opinião

5 ideias funcionais para quartos infantis

Para quem tem um quarto pequeno, nem sempre é uma tarefa fácil decorar e organizar os muitos livros e brinquedos. Além disso, a criança até entrar na fase adulta passa por diversas transformações - é preciso ter em mente que o quarto vai passar por uma metamorfose constante.
Esta postagem foi publicada na plataforma, agora fechada, do Colaborador do HuffPost. Os colaboradores controlam seu próprio trabalho, que são postados livremente em nosso site. Se você precisa denunciar este artigo como abusivo, envie-nos um e-mail.

O espaço da criança é sempre muito importante. Desde o início da infância até a adolescência o quarto é o espaço onde as crianças desenvolvem o senso de independência e imaginação.

Para quem tem um quarto pequeno, nem sempre é uma tarefa fácil decorar e organizar os muitos livros e brinquedos. Além disso, a criança até entrar na fase adulta passa por diversas transformações - é preciso ter em mente que o quarto vai passar por uma metamorfose constante.

Para aqueles com um espaço limitado veja aqui cinco ideias super funcionais que podem ajudar você na hora de organizar e redecorar o quarto do seu filho:

1. Nichos nas paredes

Luciana Diniz Interiores / homify.com.br

A ideia de colocar estantes ou nichos separados dentro de casa é extremamente funcional, pois eles não ocupam praticamente espaço nenhum. Os nichos estão disponíveis em diversos modelos e cores. Muitos deles ainda ganham o interior com luz embutida que ilumina o quarto - tudo para que o seu filho possa escolher e organizar os livros e brinquedos de uma forma super prática e divertida.

2. Espelhos

Aquíles Nicolas Kílares / homify.com.br

Os espelhos não são os acessórios mais usados em quartos de crianças, porém a foto acima é a prova que essa ideia pode ser uma saída genial para quem tem um quarto pequeno. Espelhos produzem uma sensação de profundidade e amplitude - assim qualquer ambiente pequeno pode parecer maior.

3. Janelas maiores

Pereira Reade Interiores / homify.com.br

Se você não precisa se preocupar com o padrão exterior e a estética da fachada, por que não trocar a janela padrão por janelas maiores? Um ambiente iluminado fica mais agradável. A luminosidade aumenta o espaço e também traz paz e serenidade, ideal para uma boa energia à criança.

4. Método Montessori

Blackstones / homify.com.br

A educação Montessori tem ganhado cada vez mais espaço entre os quartos infantis modernos. Isso por que ela incentiva a independência e criatividade da criança. Com mobiliário com a altura apropriada para os pequenos, esse conceito de decoração faz com que o seu filho se vire sozinho dentro do próprio quarto. Alcançar os brinquedos, sentar em uma mesinha de dever de casa e até o botão da TV é algo que vai deixar o seu filho totalmente orgulhoso de poder fazer tudo sozinho.

5. Móveis planejados e embutidos

Tadilat Sirketleri / homify.com.br

O mobiliário embutido sempre foi uma opção super popular para muitos brasileiros, principalmente para quem mora em apartamento. Para crianças com quartos pequenos, um móvel planejado é ideal porque se pode conseguir encaixar absolutamente tudo, como a cama, o armário e a mesinha de estudo.

E agora, já sabe em qual dessas imagens você vai se inspirar?