OPINIÃO
14/07/2014 14:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Como os homens no Tinder reagiram a três níveis diferentes de maquiagem

Criei 3 perfis diferentes no Tinder, cada um com um nível de maquiagem diferente. Este experimento abriu meus olhos para muitas coisas.

Brinton Parker

Por Brinton Parker

Quando passei por minha primeira experiência social relacionada à beleza, notei que os homens tinham muito a dizer sobre minha aparência. Fosse perguntando sobre minha saúde ou se minha maquiagem era especial para os embalos do fim de semana, os caras que encontrei deram suas opiniões sobre meu visual.

A maioria dos comentários foi feita com boas intenções, mas de todo modo achei intrigante que os homens (e na verdade todo mundo) tivessem tanto a dizer sobre meu aspecto. Esse fato interessante me inspirou a ampliar minha pesquisa sobre a percepção social da beleza. Se eles se sentiam tão à vontade para falar sobre meu rosto em um ambiente platônico, como os homens reagiriam aos meus diferentes níveis de maquiagem quando envolvidos em um cenário potencialmente romântico?

Para avaliar as diferentes reações dos homens à maquiagem em ambientes românticos, decidi me inscrever no Tinder. Como namoro o mesmo rapaz há vários anos, nunca tive de enfrentar o mundo assustador do namoro na Internet... Eu não tinha ideia de onde estava me metendo! Uma amiga me ensinou os detalhes e então criei três contas quase idênticas, mudando apenas as fotos para combinarem com "sem maquiagem", "maquiagem média" e "maquiagem pesada".

O experimento

Como muitos de vocês sabem, no Tinder não é possível ver os admiradores recíprocos (pares) até que você indique seu interesse por aquela pessoa do lado direito. Assim, quando planejei meu experimento, decidi marcar à direita as primeiras cem sugestões de pares por conta, então esperar uma hora para ver que tipo de mensagens e pares tinham aparecido. Depois contei os admiradores recíprocos, as mensagens e idades de meus pares para ver alguma tendência geral no que se tratava de meu nível de "melhorias cosméticas".

Minha informação visível:

  • O que eu curto no Facebook (a maioria relacionada ao Jogo dos Tronos, para ser franca)
  • Idade e nome
  • Quatro fotos por conta, todas dentro dos parâmetros de sem maquiagem, com maquiagem regular ou com maquiagem pesada
  • Meu lema: "Fico pirada com o quanto sou tão incrivelmente abençoada"

Minhas restrições de conta:

  • Mostre apenas homens
  • Mostre apenas pares a 70 km de mim
  • Mostre apenas pares entre 21 e 35 anos

Sem maquiagem

Escolhi as fotos mais normais sem maquiagem do meu perfil do Facebook, então me preparei para ver como os rapazes reagiriam. Quando comecei a ver as mensagens chegando, fiquei surpresa como eram amistosas; os caras me perguntavam como estava o meu dia e qual era meu filme preferido e me diziam que eu tinha um bonito sorriso. Muitas mensagens mencionavam que eu era "bacana" ou "bonita". Eles pareciam principalmente se enfocar em meus interesses, minha personalidade e experiências cotidianas.

Total de pares recíprocos: 100/100

Total de mensagens recebidas: 28

Faixas de idade:

  • 21 a 23: 45%
  • 24 a 26: 28%
  • 27 a 30: 19%
  • 31 a 33: 4%
  • 34 a 35: 4%

 

Maquiagem regular

Escolhi fotos normais minhas do Facebook com maquiagem simples para esta conta, mantendo toda a minha informação igual à que estava na conta sem maquiagem. Nessa parte do experimento, porém, tive uma experiência completamente diferente. A primeira mensagem que entrou em uma hora foi tão grosseira que me deixou vermelha (e minhas amigas também), e muitas dasmmensagens seguintes que recebi se concentravam mais na minha aparência do que antes, na conta sem maquiagem. Ainda havia muitos rapazes simpáticos que perguntavam como eu estava, mas houve uma mudança notável em me dizer que eu era bonita e que queriam me encontrar imediatamente.

Total de pares recíprocos: 100/100

Total de mensagens recebidas: 47

Faixas de idade:

  • 21 a 23: 32%
  • 24 a 26: 29%
  • 27 a 30: 25%
  • 31 a 33: 9%
  • 34 a 35: 5%

Maquiagem pesada

Assim como nas contas anteriores, escolhi as fotos mais normais do Facebook em que eu usava maquiagem pesada. Como os olhos escuros e grandes no estilo Beyoncé não são uma parte típica do meu regime de beleza, isso significava que cada uma de minhas fotos com maquiagem pesada me mostrava com uma cor diferente de batom e sobrancelhas delineadas. O fato mais surpreendente nessa parte do experimento Tinder foi quantos homens elogiaram meu estilo e maquiagem. Houve menos comentários sobre minha aparência nesta parte do experimento do que com a maquiagem regular, e os rapazes certamente foram mais educados. Eu havia esperado que, como essa era a conta em que eu estava mais maquiada, e como esta parte do experimento também ocorria mais tarde no dia, os rapazes seriam mais diretos e grosseiros em sua abordagem. Fiquei agradavelmente surpresa com o resultado.

Total de pares recíprocos: 85/100

Total de mensagens recebidas: 52

Faixas de idade:

  • 21 a 23: 38%
  • 24 a 26: 29%
  • 27 a 30: 25%
  • 31 a 33: 6%
  • 34 a 35: 2%

Minhas conclusões

Este experimento realmente abriu meus olhos para muitas coisas. O namoro e a paquera na Internet são um mundo totalmente novo para mim, e duvido de que jamais participaria desta cena novamente -- estou em um relacionamento feliz e encontrei muitos usos incorretos da linguagem para me sentir à vontade ao escolher um potencial parceiro online. Apesar de minhas reservas sobre todo o conceito, porém, os rapazes no Tinder me surpreenderam. Mais homens procuraram a garota sem maquiagem do que a outra muito maquiada, mas eles pareciam mais agressivamente interessados em um rosto enfeitado com níveis médios de maquiagem. Sua linguagem parecia refletir o que eles pensavam da mulher por trás da maquiagem, tratando minha conta de cara lavada como uma amiga, mais que uma paquera. Embora eu ache uma pena que muitos desses homens considerem uma mulher mais sexualizada por causa dos cosméticos, sua cordialidade na maioria das mensagens foi animadora. Enquanto os mais negativos entre os caras do Tinder pareciam ter a mentalidade antiquada de que a maquiagem/roupas de uma mulher refletem sua disponibilidade sexual, a maioria dos outros rapazes parecia tão respeitável quanto possível na busca de uma namorada, já que o aplicativo é feito para julgar com base nas aparências.

Imagens: Brinton Parker

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS BELEZA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Famosas sem maquiagem Veja Fotos