OPINIÃO
30/06/2014 11:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

5 motivos para aplaudir o hino do Chile

Vaiar um lance, um jogador ou até o juiz é uma coisa do futebol. Mas o hino não. Se está difícil estabelecer regras tão básicas de civilidade, resolvi elencar aqui 5 motivos pelos quais a torcida do Mineirão deveria aplaudir o hino do Chile.

Shutterstock
kyiv ukraine may 10 fc...

No último Brasil versus Chile, válido pelas oitavas de final, a torcida brasileira presente no Mineirão protagonizou mais um momento polêmico nessa Copa do Mundo. Vaiamos o hino chileno.

Vaiar um lance, um jogador ou até o juiz é uma coisa do futebol. Qualquer profissional que inicie uma carreira sabe que, mais dia menos dia, pode sofrer vaias. Mas o hino não. Ainda mais em uma Copa do Mundo. Independentemente do país em questão, esse é o momento onde os símbolos nacionais (bandeira e hino) são celebrados como forma de fortalecer a moral dos jogadores e conectá-los com sua torcida.

O fato foi amplamente criticado nas mídias sociais, dessa vez unindo públicos de todos os espectros políticos. De uma forma geral todos concordamos que o episódio foi sim de mau gosto. Ainda mais por sermos anfitriões e eles visitantes.

Mas, se está difícil estabelecer regras tão básicas de civilidade, resolvi elencar aqui 5 motivos pelos quais a torcida do Mineirão deveria aplaudir o hino do Chile. Vamos lá:

1) O Chile tem o 4º maior IDH entre todos os países das Américas, ficando atrás só de Canadá, Estados Unidos e Barbados. Só por curiosidade a Argentina está em 6º, o Uruguai está em 7º e Cuba está em 8º. O nosso Brasil ocupa só a 18º colocação.

O IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, é medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores que importam mais do que o futebol. Em outras palavras, nossos vizinhos chilenos possuem uma qualidade de vida média maior do que a nossa.

2) Apesar do formato pouco usual do território chileno, ali, naquela estreita faixa entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, é produzido cerca de 1/3 de todo o cobre do mundo. Aliás, a extração de cobre é uma das principais atividades econômicas do país. Tudo bem que o metal não vale "mais do que dinheiro", como o ouro, mas lembre-se que ele sustenta uma sociedade mais desenvolvida do que a nossa (ver item 1).

3) Santiago, a capital do Chile, tem quase 5,5 milhões de habitantes. O metrô local possui 101 estações ao longo de 94,2 km de extensão. Já São Paulo, que tem o dobro de habitantes, tem um metrô com 68 estações ao longo de 75,5 km. Pouco né? Pois é.

4)O Chile já ganhou 2 prêmios Nobel. Ambos de literatura. Um para Pablo Neruda, e outro para Gabriela Mistral, ambos com trabalhos no campo da poesia.

5) Recentemente o país alcançou as posições de 5º maior exportador e 9º maior produtor de vinho do mundo. Aliás, aposto que você já comprou algum deles aí no supermercado.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS COPA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Brasil x Chile em Copas do Mundo Veja Fotos