OPINIÃO
08/04/2014 10:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Google prepara Android TV; veja como ela deverá ser

A televisão parece estar se aproximando de um ponto-chave de transformação. Tudo indica que, daqui a algum tempo, a experiência de ver TV seja completamente diferente - altamente on-demand.

Reprodução/The Verge

A informação é do site The Verge, que teve acesso a documentos internos do Google sobre o projeto. O Android TV será uma plataforma de filmes, games e séries de TV, fornecidas pelo Google e por aplicativos como Netflix, YouTube e Hulu. Não fica claro, pelos documentos, se o Google está preparando um set-top box (uma caixinha que você pode conectar à sua TV) ou um televisor que já venha com o sistema integrado. Ambos, talvez.

Não seria a primeira vez que o Google tenta conquistar as TVs. Primeiro, em 2010, veio o Google TV, que era interessante mas não deu certo - porque era caro e complexo demais. Ano passado, o Chromecast: um aparelhinho super simples, de US$ 35, que você pluga numa entrada HDMI da sua televisão. O Android TV parece um meio-termo. Nem tão básico, nem tão complicado.

A televisão parece estar se aproximando de um ponto-chave de transformação. Na semana passada, a Amazon lançou sua plataforma de TV, a Amazon Fire TV. E vazou um e-mail escrito por Steve Jobs em 2010 com comentários sobre o projeto da mítica TV da Apple - que está em desenvolvimento há vários anos e, segundo o e-mail de Jobs, poderá ter um controle remoto do tipo "magic wand". Como o usado hoje nas TVs da LG - que no começo do ano mostrou um protótipo bem interessante, baseado no sistema operacional webOS, da finada Palm. Tudo indica que, daqui a algum tempo, a experiência de ver TV seja completamente diferente - altamente on-demand, com programação fornecida via apps e mecanismos de recomendação espertos.