OPINIÃO
12/12/2014 12:10 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Dicas para viajar sozinho

Tao Associates via Getty Images

Muita gente tem vontade de viajar sozinho, mas o medo de estar só em um lugar estranho acaba impedindo que isso se realize. Quando estamos sozinhos em um destino desconhecido e de língua diferente, temos que estar mais atentos, pois é mais difícil de se comunicar, de manter o controle de tudo e de entender as regras do lugar. Porém, uma coisa é certa: é um desafio libertador!

(Meninas, não tenham medo também. Aqui e aqui vocês encontram mais dicas, só que voltadas às mulheres)

Veja as dicas abaixo de como viajar sozinho e comece a se aventurar!

Antes de viajar

- Pesquise para entender o básico. Como um viajante solitário, você é responsável por tudo na sua viagem, então, no mínimo, entenda os requisitos de passaporte, visto e câmbio.

- Ao planejar o seu alojamento, considere um CouchSurfing (ficar de graça na casa de alguém), hostel, B&B ou uma pequena pensão. Assim, você consegue fazer contatos rapidamente e pode ter um apoio se necessário. Mas eu aconselho sempre ficar em hostels se você estiver viajando sozinho. Veja aqui algumas formas de se hospedar de graça ou por pouco e ainda conhecer pessoas.

- Considere um destino onde você não precisa se deslocar de um lugar para outro e ainda pode desfrutar de uma variedade de excursões de um dia. Desta forma, você economiza dinheiro e se sente mais confiante para explorar o lugar, já que estará vivendo ali por alguns dias.

Não se preocupe com a solidão: Preocupe-se em conhecer pessoas!

- Aproveite os guias turísticos locais (principalmente em Free Walking Tours, feitos em grupo e de graça), pois além de fazer contato com alguém que está acostumado a lidar com viajantes solitários, poderá indicar lugares legais para você conhecer pessoas com o seu perfil.

- Aprenda a falar com estranhos. Se você vai ficar em um lugar por um tempo razoável, pode fazer cursos variados, como de língua ou culinária local. Assim, pode conhecer pessoas novas.

- Visite o mesmo café, bar ou restaurante todos os dias. Você vai conhecer as pessoas de lá.

- Seja curioso. Faça perguntas para os locais e outros viajantes. As pessoas gostam de falar sobre o seu país ou cidade, quando é dada uma oportunidade.

- Vá para um café, como Starbucks, pois é o antro de pessoas que estão sozinhas. Estes são lugares sociais que também oferecem acesso gratuito ao WI-FI.

- Pergunte às pessoas que estão viajando sozinhas se você pode se juntar a elas.

Desfrute da sua própria companhia durante o dia

- Dê a si mesmo um dia inteiro para realmente "chegar" no novo destino. Uma cidade nova pode ser esmagadora para o viajante. Demora um dia para se sentir confortável. Dê a você esse tempo.

- Almoce em bares que tenham balcões, assim fica mais fácil de iniciar uma conversa com a pessoa do lado e pedir dicas do que fazer durante o dia na cidade.

- Estabeleça uma rotina pequena, como pelo menos encontrar um lugar para tomar um café todas as manhãs ou para comprar lanche para o seu dia. As pessoas vão conhecê-lo e é poderão te ajudar com dicas e informações.

- Leve o essencial com você quando for passear. Tenha com você o nome e endereçoc do lugar em que você está hospedado na língua local. Tenha uma cópia de seus contatos de emergência e de seus documentos.

- Sempre mantenha seus itens mais importantes no mesmo lugar. Por exemplo, deixe seu passaporte, carteira, câmera e celular juntos.

- Participe de Free Walking Tours (tour a pé e de graça). Os hostels geralmente têm indicações.

- Leve um livro com você para dar uma pausa na caminhada. Quando estiver cansado de andar, sente em um parque ou praça e descanse um pouco enquanto lê.

- Se puder pagar pelo ônibus de turismo na cidade (conhecidos como City Sightseeing), faça-o. - - Você poderá conhecer os pontos turísticos mais rápido e assim sobra tempo para você montar seu próprio roteiro, sem depender de ver os lugares por obrigação. Além disso, eles servem como meio de transporte pela cidade.

E aproveite a noite

- Os táxis são importantes para a segurança, dependendo do destino.

- Antes de sair, faça uma horinha no hostel (se estiver em um), assim, pode conhecer companhia para sair com você. Alguns hostels levam os hóspedes em festas ou passeios como Pub Crawl (pular de bar em bar em grupo). É uma boa oportunidade de curtir a noite com as pessoas que estão hospedadas no mesmo lugar que você.

- Se achar necessário, deixe um bilhete na recepção do hostel ou hospedagem em que estiver, dizendo onde você está indo, com quem e que quando pretende retornar.

- Pergunte na recepção do hostel se o lugar que você está planejando ir é divertido e seguro.

- Se informe sobre qual é a melhor forma de ir e voltar e que caminhos/ruas/locais deve evitar no trajeto.

- Beba, mas não perca o juízo. Se você se descontrolar, pode acabar desmaiado numa sarjeta e sem ninguém para te ajudar - e não é isso que você espera da sua noite, certo?

Gerencie seu dinheiro e seus documentos todos os dias

- Mantenha cópias de seus documentos no e-mail, pois se algo acontecer, você pode entrar na internet e imprimir.

- Leve documentos importantes em um local seguro, como em um porta-dinheiro debaixo da roupa. Tenha cópias de todos os documentos em sua mala.

- Use caixas eletrônicos para obter dinheiro e não tire grandes somas de uma só vez. Leve um cartão de crédito e um pré-pago (Visa Travel Money ou Cash Passport).

- Mantenha uma grana reserva para emergência em um lugar separado do dinheiro do dia a dia.

Esteja conectado

- Leve um celular desbloqueado para que você possa comprar um chip em cada país. Isto vai poupar muito dinheiro.

- Coloque o Skype no seu celular para que você possa falar com amigos e família quando você tiver acesso à Internet de graça.

- Baixe aplicativos úteis, como um GPS, um tradutor, um conversor de moeda e alguns guias de viagem. Aqui você confere alguns aplicativos úteis para viajar.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

Lugares para visitar antes que virem ‘hits'