OPINIÃO
10/03/2015 19:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Como manter a segurança viajando?

Kchopein /500px

Sozinho ou não, é importante pensar na sua segurança quando se vai para um destino desconhecido. Saiba que alguns pequenos cuidados podem fazer toda a diferença e evitar situações de risco. Veja abaixo como se manter seguro em uma viagem.

Antes de viajar

Digitalize ou fotografe todos os documentos importantes antes da sua partida e os envie para seu e-mail (mas também leve em um pen-drive). Isso inclui passagens, reservas de hospedagens, RG, passaporte, seguro-viagem, seu itinerário, números de telefones do seu banco e empresa de cartão de crédito. Dessa forma, você terá acesso garantido às informações, seja onde estiver. Em caso de roubo, você será capaz de minimizar os danos o mais cedo possível e até mesmo continuar a viagem sem tantas preocupações. Outra opção é repassar essas informações e documentos a alguém que você possa confiar e entrar em contato facilmente, como um membro da família ou amigo próximo.

Vai acampar?

Se puder não levar objetos de valor para uma viagem que envolva camping, melhor. Senão, esteja sempre com um cadeado em mãos. Durante o dia, tranque sua tenda do lado de fora e leve a chave. À noite, tranque sua barraca pelo lado de dentro, pois você estará nela. Outra forma de se prevenir é colocar as coisas como carteiras, telefones, tablets sob o travesseiro à noite. Isto não se aplica apenas ao camping. É uma boa medida de segurança para quando você está em um quarto compartilhado de hostel e não há cofres disponíveis.

Dormindo em aeroportos e estações de trem e ônibus

Durma com a mala/mochila presa aos seus pés ou braços ou deite em cima de sua bolsa, pois, assim, você vai notar se alguém tocar nos seus pertences. Você também pode vestir sua mochila na parte da frente do corpo e abraçá-la para encostar a cabeça e dormir. Também se deve ter cuidado com as prateleiras em trens ou ônibus noturnos, pois sua mochila pode ser roubada da parte de cima e você nem perceber.

Cuidados com transporte

Quando você chegar no aeroporto da cidade ou estação de ônibus, procure um posto de informações turísticas e se informe sobre a melhor forma de chegar na sua hospedagem. Pergunte sobre os valores de táxi/vans para que você não seja ludibriado. Cuidado com táxis aleatórios e prefira aqueles que tenham identificações, como adesivos de certificação ou sinalização diferenciada.

Medicação legal

Antes de viajar, verifique se os remédios que você leva estão de acordo com as leis do destino. Se você estiver portando uma medicação incomum, como tarja preta, tenha uma prescrição do seu médico para comprovar que você precisa daquele remédio. Dessa forma, você não corre o risco de ter a medicação apreendida assim que pisar no lugar e ainda ter de se explicar.

E como fazer na praia?

Se estiver acompanhado, tudo fica mais fácil. Mas se estiver sozinho na praia e quiser dar um mergulho e deixar suas coisas na areia, então, antes de fazer isso, observe bem quem está ao seu redor. Peça para alguma família ou casal ficar de olho nas suas coisas ou, se tiver bares na praia, compre uma coca-cola e pergunte se pode deixar seus pertences atrás do caixa apenas para dar um mergulho.