Opinião

20 lições de casamentos que aprendemos com "Friends"

20 de setembro marcou o 20º aniversário da estreia de Friends na rede NBC. Durante as duas décadas da série, testemunhamos vários casamentos (e Ross foi responsável por "tipo metade deles"). As lições que aprendemos continuam relevantes hoje. Eis as 20 mais importantes.

20 de setembro marcou o 20º aniversário da estreia de Friends na rede NBC. Durante as duas décadas da série, testemunhamos vários casamentos (e Ross foi responsável por "tipo metade deles"). As lições que aprendemos continuam relevantes hoje. Eis as 20 mais importantes:

1. Não pense demais para pedir alguém em casamento.

Chandler tentou pegar Monica de surpresa fingindo odiar a ideia de se casar e quase a perdeu para Richard, o ex dela. Mike ficou tão preocupado em fazer o pedido de casamento perfeito (apesar de clichê) para Phoebe - usar o telão do estádio, esconder o anel num pedaço de bolo num restaurante - que ele perdeu a noção do que realmente importava. No fim das contas, foi Monica quem pediu Chandler em casamento (ou pelo menos tentou, porque ela chorava tanto que não conseguiu falar - "Não é à toa que isso não é coisa para as mulheres!"), e Mike percebeu que um pedido simples era tudo do que ele precisava: "Fico pensando nesses pedidos idiotas, e tudo o que quero é dizer que te amo e que quero passar o resto da minha vida com você".

2. Mas certifique-se de realmente pedir mão da pessoa.

Friends nos ensinou que só porque você está ajoelhado, com um anel na mão, não significa que esteja fazendo um pedido de casamento.

3. Nunca ache que vão fazer um chá de cozinha para você.

Madrinhas tradicionalmente organizam chás de cozinha, mas Monica deixou as dela numa situação desconfortável quando fez um comentário com Rachel e Phoebe - que não estavam preparando nada - sobre um chá de cozinha secreto. Elas acabaram fazendo uma reunião de última hora, na qual Monica ofendeu todas as convidadas.

4. Se suas madrinhas fizerem um chá de cozinha, dê pistas do que você quer ganhar.

Ou você vai acabar com um stripper de última hora, como Danny Devito usando uma fantasia de criança. Phoebe não estava exatamente feliz com um elegante chá da tarde - ela queria "pipis por toda a parte" --, então Rachel e Monica tiveram de se virar para arrumar um stripper no meio da festa. Esse era o único cara disponível:

"Qual o problema? Nunca viu um stripper de 50 anos chorando?"

5. Certifique-se de que está tudo entendido sobre as despedidas de solteiro e solteira.

Monica e Chandler tinham decidido passar essa "tradição besta", mas as meninas surpreenderam Monica com uma despedida de solteiro. Joey não ficou muito satisfeito quando descobriu que ele também poderia ter organizado uma despedida para Chandler, e a festa "de solteiro" pós-casamento não deu muito certo.

"OK. Joquempô para ver quem vai mandar a prostituta embora."

6. Tudo bem ter duas damas de honra ou pajens

Apesar de, na TV, a Rachel a Phoebe terem brigado para ser a dama de honra da Monica, não há razão para você fazer isso na vida real. É perfeitamente aceitável convidar duas pessoas para compartilhar este papel, como o Ross fez em seu (malfadado) casamento com Emily.

7. Pense bem antes de contratar uma amiga.

Sua amiga mais organizada, mais "Monica", pode ser a planejadora de casamento dos sonhos, mas se ela não entender sua visão você corre o risco de perder a amizade, além de ter de demiti-la.

8. O vestido não é tudo.

Sim, o vestido é importante. Mas, quando Monica brigou com outra noiva por causa do vestido dos sonhos que encontrou numa queima de estoque, a adversária retaliou roubando a banda preferida de Chandler. Ao saber o quanto a banda era importante para Chandler, Monica abriu mão do vestido para ficar com os músicos.

9. Não faça suas madrinhas usarem um vestido feio.

O vestido que Rachel teve de usar no casamento de Barry e Mindy só pode ter sido vingança do noivo por que Rachel o abandonou no altar.

10. Cuidado na escolha dos sapatos.

Chandler fez aulas de dança escondido para não parecer um "idiota estabanado" no dia do seu casamento, mas, no instante em que pisou na pista, escorregou e quase caiu. Faça um test drive com seus sapatos antes do grande dia!

11. Quase nunca é uma boa ideia casar-se bêbado em Las Vegas.

Uma noite de bebedeira com Rachel levou Ross a seu terceiro divórcio porque, ao contrário do que Phoebe pensa, o casamento de Las Vegas vale em qualquer lugar.

12. Se você quer fazer um casamento numa cidade distante, tenha consideração pelos convidados.

Quando Emily descobriu que o lugar escolhido para o casamento seria demolido, Monica sugeriu que a data fosse adiada até eles encontrarem um novo lugar - sem se importar com o fato de que os parentes e amigos de Ross já estavam na Inglaterra para o grande dia.

13. Certifique-se de que vocês estão de acordo sobre os planos da festa antes de começar a gastar (ou doar) dinheiro.

Phoebe e Mike decidiram que não queriam uma festança e doaram o dinheiro para uma instituição de caridade. Mas aí Phoebe resolveu que queria uma festa no fim das contas e pediu o dinheiro de volta. Pense bem no que você realmente quer antes de começar a gastar dinheiro por aí.

Acho que o que vocês procuram é um caixa automático.

14. Não ache que seus pais vão pagar tudo.

Logo depois do pedido de casamento, Monica avisou seus pais de que ele teriam de fazer um "grande saque do fundo do casamento de Monica". Foi quando ela descobriu que o "fundo de casamento" se chamava "casa da praia". Os pais dela explicaram: "Só achamos que, se você se casasse depois dos 30, pagaria tudo sozinha".

15. Descubra quem vai pagar o que antes do grande dia.

Dica para os pais do noivo: não se ofereça para dividir a conta sem saber exatamente o que vai ter de pagar. No jantar-ensaio de Ross e Emily, o pai de Ross recebeu uma lista das despesas que incluía coisas razoáveis, como flores e bebidas, mas também uma reforma da casa dos pais de Emily (onde aconteceria a festa), como um novo carpete, um novo banheiro de visitas, jardinagem, uma adega e um gazebo, entre outros itens.

16. Não bagunce os lugares dos convidados.

Quando Ross conheceu Mona no casamento de Monica e Chandler ele tentou mudar de mesa para sentar-se com ela. Mas ele achou que seu cartão tinha o número 6, quando na verdade o número era 9. Ele foi parar na mesa das crianças e teve de dançar com elas a noite inteira.

17. É normal sentir-se um pouco deprimido depois da festa.

Depois de meses de planejamento, a depressão pós-casamento pode atingir qualquer noiva. Monica trabalhou tanto pela festa que sentiu uma enorme sensação de perda quando tudo acabou.

Nunca serei noiva de novo. Agora sou só a mulher de alguém.

18. Casamento no inverno? Tenha um plano B.

Uma nevasca atingiu Nova York no dia do casamento de Phoebe e Mike, o que impediu muitos dos fornecedores de chegarem ao local. Em vez de adiar a festa, eles decidiram aceitar a sugestão de Rachel: casar-se na rua, na frente do Central Perk -- "Vocês não poderiam pedir um cenário mais romântico. Pode ser o casamento simples que vocês sempre quiseram!" Monica organizou tudo, Joey foi o juiz de paz, Chandler levou a noiva para o "altar" e Ross carregou o cachorrinho de Mike (um dos padrinhos).

19. Pense bem antes de convidar um ex.

Às vezes não há problema nenhum - Ross levou sua ex-mulher Carol até o altar quando ela se casou com Susan. Mas, às vezes, a dor de cabeça não vale a pena. Quando Rachel foi madrinha de Barry e Mindy, o casamento fracassado de Rachel e Barry roubou o show. E todo mundo sabe o que aconteceu quando Rachel apareceu no casamento de Ross e Emily. O que nos traz a...

20. Diga o nome certo.

OK, essa é bem óbvia. Mas quem pode esquecer quando Ross disse Rachel?

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS DICAS NO BRASIL POST:

O que NÃO fazer em casamentos?