OPINIÃO
26/07/2015 10:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Será que estamos sozinhos no universo?

Márcio de Oliveira

Por Márcio de Oliveira*

Esta pergunta que já ganhou proporções épicas na cultura pop em filmes, séries e games sobre o universo da ufologia e da ficção científica, também ganhou espaço na Campus Party Recife.

Salvador Nogueira, autor de oito livros, dentre os quais "Extraterrestres", "Rumo ao Infinito", "Conexão Wright-Santos-Dumont" e dois volumes da Coleção Explorando o Ensino (MEC), sobre astronomia e astronáutica, foi o palestrante que discutiu o tema de maneira leve e divertida.

Sob o ponto de vista científico (com direito a fórmulas gigantescas utilizadas por estudiosos do assunto), Nogueira fez algumas reflexões sobre a possibilidade de existir ou não vida fora da Terra.

Apresentando uma cronologia das tentativas de contato e detecção de vida inteligente em outros sistemas, já realizadas pelo homem coma a tecnologia de cada época.

Além disso, ele apresentou uma espécie de filtro que eliminariam as possibilidades de encontrarmos outros como nós em planetas similares a Terra, como é o caso do recém comentado Kepler 452b.

Confesso eu até o momento eu não tinha visto o Palco Saturno com olhos tão atentos e curiosos sobre um determinado tema.

* É estudante de Comunicação Digital e foi um dos escolhidos para entrar na Campus Party Recife de graça e contar como foi aqui no Brasil Post.