OPINIÃO
06/02/2015 15:58 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:11 -02

Já ouviu falar da Graficália?

Fabiano Pereira é designer gráfico e ministrou uma palestra na Campus Party sobre as características da Graficália, ou seja, o uso do design gráfico aplicado ao movimento tropicalista carregando seu significado, cores e influências.

Tropicália: ou Panis et Circenses • 1968It was given to me by Li's father last night. I still can't believe that the first record I ended up with in Brasil is one of my favorites of all time!" data-caption="Tropicália: ou Panis et Circenses • 1968It was given to me by Li's father last night. I still can't believe that the first record I ended up with in Brasil is one of my favorites of all time!" data-credit="minusbaby/Flickr">

Por Naiara Teixeira

Graficália é um estilo e arte baseado no movimento Tropicália, atuante na década de 60, que marcou a história do País com representantes como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Fabiano Pereira é designer gráfico e ministrou uma palestra na Campus Party sobre as características da Graficália, ou seja, o uso do design gráfico aplicado ao movimento tropicalista carregando seu significado, cores e influências.

O movimento tropicalista em plena ditadura obteve influência de vanguardas artísticas como dadaísmo e também da pop art e concretismo. Usando de base também o manifesto antropofágico escrito por Oswald de Andrade em 1928, o movimento tinha como característica a absorção de culturas e influências e a partir disso dar origem a algo novo.

Dentro da graficália, a inovação a partir de referências também é o ponto chave. "A nossa grande tarefa como criativos é a inovação. Isso é o que vai possibilitar o crescimento do design pelo Brasil todo", diz Pereira.

As principais referências do movimento tropicalista dentro do design podem ser observadas no disco "Tropicália ou Panis at Circensis" lançado em 1968. O disco contava com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé , Os Mutantes, Nara Leão e Gal Costa. Foi considerado o segundo melhor álbum brasileiro pela Rolling Stone Brasil.

Fabiano Pereira aponta na capa particularidades como o penico (em representação ao dadaísmo de Duchamp), o uso de cores da bandeira do Brasil e o título sombreado para alto relevo (recurso em alta na época).

Trabalhar com design gráfico é ser diretamente influenciado em todos os momentos, a estética, traços e cores fazem parte do nosso cotidiano e as influências artísticas em cada trabalho quando bem aplicadas valorizam e transformam o produto.

A Graficália é um projeto de Fabiano Pereira prestes a virar livro e site, com análises aprofundadas sobre a relação do movimento tropicalista e o design.

Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.