OPINIÃO
25/07/2015 19:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Design: Conhecimento e dedicação são as palavras-chave

2015-07-25-1437822258-582022-DSC_0359.JPG

Por Maria Cazé*

Antes de vir fazer a cobertura da campus, eu listei o que os campuseiros mais queriam ver por aqui e muitos estavam interessados em saber mais sobre a área de design.

Eu poderia ter pego um palestrante que trabalha há anos com isso e fazer uma entrevista bem bacana para vocês? Poderia.

Mas fiz diferente e peguei uma campuseira (Jéssica Monalisa), o que faz com que a gente pare, olhe para o colega da mesa ao lado e pense: que conhecimentos essa pessoa tem para me oferecer?

Como tudo começou?

Na fábrica onde eu trabalhava estavam precisando de alguém para substituir a designer que havia saído. Como eu ficava muito próxima a ela e acabei aprendendo muita coisa, me perguntaram se eu queria ficar no lugar dela e eu aceitei. Com uma semana de treinamento, eu já sabia praticamente tudo. Depois dessa primeira experiência, trabalhei em várias outras gráficas.

Você gosta da área?

Amo design. Quero me formar em Sistema de Informação e Design também, para ir além do que eu já sei.

O que você tem a dizer para quem tem interesse nessa área?

Tem que investir em você. Se você realmente quer se destacar, tem que ir atrás, estudar, saber as cores, analisar sobre o que você pensa, pois design não é somente desenho como muitos pensam: é cor, sentimento, área, ambiente, tudo o que você imaginar.

E o mercado de trabalho, como está?

Escasso de profissionais dedicados. Tem muita gente que trabalha só por fazer, sabe? E acaba não fazendo bem feito, entregando qualquer coisa para o cliente, diferente de quem realmente quer, que até de graça faz.

Sei bem como é! Eu como fotógrafa iniciante faço vários trabalhos sem cobrar, só pela experiência.

Pois é, a gente precisa primeiro mostrar o nosso trabalho para que os outros gostem e nos conheçam, e é assim que vão surgindo as oportunidades.

* É estudante de Administração e foi uma das escolhidas para entrar na Campus Party Recife de graça e contar como foi aqui no Brasil Post.