OPINIÃO
20/10/2014 13:25 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Planilha não é sua praia? Relaxe, controlar dinheiro pode ser fácil

Manter uma rotina de anotar todos os gastos diários em uma planilha, sem pular nenhum, é um hábito louvável, mas mantido por poucos. Descobrimos que apenas 2% das pessoas conseguem manter essa rotina por mais de dois meses. Essa história lhe parece familiar?

Reprodução

Manter uma rotina de anotar todos os gastos diários em uma planilha, sem pular nenhum, é um hábito louvável, mas mantido por poucos. Aqui no GuiaBolso, descobrimos que apenas 2% das pessoas conseguem manter essa rotina por mais de dois meses. Essa história lhe parece familiar?

Se você também, como eu e mais de 98% das pessoas ao seu redor, já desistiu de prometer para si mesmo que dessa vez vai conseguir manter sua planilha de gastos atualizada, não desanime! Hoje vou mostrar para você uma forma bem mais fácil de controlar suas finanças.

O primeiro passo para isso é entender o seu perfil de gastos. Há duas possibilidades mais comuns. Em qual das duas você se encaixa?

1. Sua situação financeira é tranquila e você consegue guardar dinheiro no fim do mês:

Nesse caso, você não precisa entender suas finanças no detalhe. A melhor forma para poupar é através do agendamento de aplicações automáticas. Estipule a meta de guardar de 15% a 20% do seu salário, considerando esse valor como mais uma de suas despesas.

Agende a aplicação desse valor no mesmo dia em que cai o seu salário. Em seguida, mude a data de vencimento das suas contas para um dia depois da aplicação. Caso tenha contas que vencem depois e não podem ter a data alterada, vale a pena pagá-las antecipadamente.

Fazendo isso, você se livra, logo no início do mês, das suas obrigações financeiras e o saldo que sobra na sua conta pode ser usado da forma como você preferir. Para não perder o controle, consulte periodicamente o saldo da sua conta corrente e da fatura do cartão de crédito. O GuiaBolso pode te ajudar nisso, mapeando onde você costuma gastar mais e menos.

2. A maior parte dos seus gastos é feita no cartão de crédito ou conta corrente e você tem dificuldade de ver onde seu dinheiro vai parar:

Pouco tempo atrás, a única solução para quem tem esse perfil era usar uma planilha de gastos, mas, ao perceber que quase ninguém consegue mantê-la atualizada por muito tempo, decidimos criar o GuiaBolso, uma ferramenta de controle financeiro totalmente automática.

Chega da chatice e do tempo desperdiçado preenchendo todos os dados de uma planilha. Com o GuiaBolso, você conta com dois recursos totalmente automatizados:

  1. Importação dos dados do cartão de crédito e o extrato bancário;
  2. Categorização de todas as despesas.

Isso significa que quem se cadastra no GuiaBolso consegue, em menos de dois minutos, uma análise gratuita e superfácil de entender sobre como estão suas finanças. Além disso, a ferramenta permite que você monte seu orçamento mensal e ainda te ajuda a monitorar seu desempenho ao longo do mês.

Você pode escolher a versão da ferramenta na web ou para iPhone. Experimente e depois venha me contar o que achou. Tenho certeza de que você vai gostar desse jeito inovador e prático de controlar suas finanças.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS DINHEIRO NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos De onde vem o dinheiro que paga horário eleitoral? Veja Fotos