OPINIÃO
16/04/2014 13:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

9 coisas que você jamais deve dizer aos pais de um bebê

Agora que tenho de novo um filho de um mês, ficou absolutamente claro que, às vezes, as pessoas simplesmente não sabem o que dizer para mim.

Beau Coffron

Agora que tenho de novo um filho de um mês, ficou absolutamente claro que, às vezes, as pessoas simplesmente não sabem o que dizer para mim. Esta é a terceira vez que passo por essa fase, e os comentários são sempre os mesmos. Normalmente, as pessoas que não o conhecem muito bem estão apenas procurando assunto para conversar, e às vezes pessoas que não têm filhos simplesmente não têm noção. Não é culpa delas; apenas não passaram por isso.

Então, considere isto um guia para informá-lo sobre o que não deve dizer às pessoas que estão tentando entender a vida com um filho recém-nascido. Algumas destas são perguntas, outras afirmações, mas nenhuma deve sair da sua boca quando for visitar um novo pai ou uma nova mãe.

1. "Você tem dormido bem?"

O que você acha? Os pais de bebês geralmente caminham como figurantes no filme "A Noite dos Mortos Vivos". Se você vir pais de um bebê que não parecem isso, provavelmente estão amortecidos pela falta de sono. Outra possibilidade é que os avós simplesmente chegaram como anjos celestiais e passaram a noite acordados com o diabinho, ãh, quero dizer, bebezinho. Essa é a pergunta número 1 que me fazem. Não entre nessa, a resposta é sempre a mesma.

2. "Me avise se eu puder lhe ajudar em alguma coisa."

Eu tenho um bebê recém-nascido. Como se eu tivesse tempo ou energia para me lembrar de quem me disse para "pedir se precisar de alguma coisa". Minha capacidade mental está quase esgotada; se você quiser saber por quê, veja o nº 1 acima. Algumas boas perguntas seriam: "O que posso trazer para sua família jantar na quinta-feira?", ou até: "Posso pegar seus filhos na escola amanhã e levá-los ao parque para brincar?" Qualquer dessas é como um milagre das alturas. Não me faça ligar para você e pedir -- apenas me diga o que você pode fazer e quando. E traga a sobremesa também. Sobremesa nunca é ruim.

3. "Como está sua mulher?"

Ela está fantástica. Acaba de empurrar um melão por um buraco do tamanho de uma laranja. Nunca se sentiu melhor. Na verdade, ela poderia correr uma maratona no próximo fim de semana, sem problemas... Em vez disso, pergunte: "Espero que sua mulher esteja se recuperando bem. O que posso fazer para ajudá-lo a ter um pouco mais de tempo para cuidar dela?"

4. "O bebê já dorme a noite toda?"

Ah, sim. Com duas semanas, ele é uma aberração da natureza e dorme a noite inteira. Com todo o tempo que me resta, porque ele dorme tanto, estou pesquisando novas tendências de moda. A que estou experimentando agora se chama "Morte Requentada". Você gosta? É o visual mais novo, especialmente para pais de bebês.

5. "Acabo de comprar um cachorrinho, então eu sei como é ter um bebê."

É mesmo, você sabe? Na última vez em que verifiquei, era ilegal trancar um bebê no canil quando ele está atrapalhando ou você não consegue mais cuidar de tanta bagunça. Você teve de dar mamadeira ao cãozinho às 2, 4 e 6 da manhã? E acho que você também não acordou hoje com um pequeno aos gritos, coberto de cocô até as axilas. Juro que as fraldas não foram desenhadas para contê-lo, apenas para canalizar o cocô pelas costas do bebê. Eu poderia continuar com esta, mas acho que você já entendeu a história.

6. "Você sabe que seu bebê provavelmente está cansado/com fome/com a fralda suja/etc." -- frase geralmente dita por uma desconhecida em uma loja, quando o bebê está gritando e você só está tentando terminar a lista de compras e manter sua saúde mental.

Escute, eu não pedi sua opinião, e provavelmente sei exatamente do que meu bebê precisa. Infelizmente, mal estou me mantendo em pé, não tomo banho há quatro dias e francamente não poderia me importar menos com a sua opinião sobre a situação. Se você realmente quiser me ajudar, me dê seu lugar na fila para eu sair da loja mais depressa.

7. "Quando você vai trazer o bebê aqui em casa?"

Você precisa entender que sair de casa com um bebê pequeno, às vezes, pode parecer tão desafiador quanto desarmar uma bomba em menos de 30 segundos. Além disso, pessoas idiotas sempre querem tocar as mãos dos bebês, o que espalha germes e doenças por toda parte. E bebês doentes não dormem... Nunca. Então, obrigada pela oferta, mas nosso bebê sairá para brincar quando estivermos prontos para isso.

8. "Quando vocês vão ter o próximo?"

Embora acrescentar uma máquina de cocô à família seja extremamente tentador, vamos adiar essa decisão por enquanto. As pessoas nunca devem tomar decisões importantes quando estão exaustas, estressadas ou no meio de uma grande mudança de vida. Bem, adivinhe? Ter um bebê significa que estamos lidando com essas três coisas. E também, se cada pai de bebê tomasse essa decisão imediatamente, nenhuma criança jamais teria um irmão ou irmã.

9. "Vale a pena ter um bebê considerando tudo o que você abandona por ele?"

Este bebê é um milagre, e tê-lo é um dos melhores momentos da minha vida. Estamos nisso há um mês e eu faria qualquer coisa por ele. Todas as fraldas sujas, noites sem dormir e canções de ninar hipnóticas não são nada comparadas com a alegria de ser pai ou mãe. Jamais me arrependerei de ter desistido de parte da minha liberdade (e meu sono) para criar um filho. Eu apenas rezo para que possa ser o pai ou a mãe que meus filhos merecem e ter uma tonelada de alegrias ao mesmo tempo!

VEJATAMBÉM:

- Este vídeo vai te fazer refletir sobre a criação dos seus filhos

- Atenção, pai: sua filha pequena tem alguns recadinhos para você

- ASSISTA: você vai querer matricular seus filhos em alguma aula de arte marcial ainda hoje