OPINIÃO
03/06/2014 09:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

CEO de uma grande vida

Aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de maio em São Paulo a 3ª edição do Women's Forum Brasil com o tema 'Criando uma economia vibrante para todos', com a participação de diversas personalidades do meio empresarial e empreendedores.

Nesses dois dias, tive a oportunidade de conhecer Danusa Silva, 37 anos, colaboradora de um dos grandes parceiros do Women's Forum Brasil, o Banco do Brasil. Além de uma nova empreendedora, Danusa estava participando do fórum e acompanhando as diversas discussões que estavam sendo realizadas.

Durante o jantar de abertura, conversei com Danusa sobre como é possível influenciar jovens meninas a se tornarem lideres no futuro. Chegamos a alguns pontos importantes durante a discussão, entre eles da importância da família como base e incentivo para que essas jovens meninas consigam se desenvolver e se tornarem mulheres que fazem a diferença no mundo. E foi essa base que fez com que ela aprendesse a importância de adquirir conhecimentos e de tornar-se líder da sua própria vida.

Danusa se tornou pra mim um grande exemplo de toda a diversidade que existe em um fórum como este, com a amplitude e o seu poder de alcance, de atingir a todos os tipos e formas de mulheres que exercem variados tipos de liderança.

Mãe de três filhos, Danusa descobriu sua facilidade em liderar logo cedo, quando desde criança já conseguia exercer essa função na sua turma de colégio e se destacava como a única menina a conquistar várias vezes o titulo de melhor aluno da classe. O esporte também foi uma forma de desenvolver sua liderança. "Liderança pressupõe coletividade, ser um líder sem motivo não faz sentido", diz ela que, em sua juventude, participou ativamente das reivindicações das Diretas Já, e se engajou em muitas causas sociais no norte do país, sempre seguindo seus ideais. Mesmo lugar onde, após se tornar mãe muito jovem, ingressou no Banco do Brasil. Seu crescimento profissional dentro do banco veio com rápido reconhecimento, muita dedicação e liderança com sua equipe.

Atualmente em São Paulo, Danusa trabalha dentro do mesmo banco, com ações ligadas a comunicação de alto desenvolvimento, voltada para o trabalho voluntário, reconhecimento organizacional, cidadania, sustentabilidade e capacitação. Em sua agencia de 800 funcionários são desenvolvidos vários projetos ligados a essas áreas. Nesse trabalho, Danusa desenvolve ainda mais sua capacidade de liderança organizacional. O Banco do Brasil tem um programa de equidade de gênero e raça e, atualmente, dos comissionados de sua equipe de colaboradores 60% são mulheres (do colegiado metade dos cargos são ocupados por mulheres). "Dentro da empresa quem substitui o gerente geral, quando se faz necessário, é uma mulher", diz Danusa, que enxerga dentro do banco incentivos e possibilidade de crescimento para as mulheres.

Além disso, ela também está iniciando no mundo dos negócios como empreendedora, produzindo crochês e se tornou especialista no estilo newborn. Seu empreendimento ainda está no inicio, mas já tem reconhecimento de seus clientes, quanto ao excelente trabalho que vem desenvolvendo. Após o fórum ela pretende se especializar e profissionalizar cada vez mais.

Danusa Silva avaliou sua primeira participação no Women's Forum Brasil 2014 como uma nova visão e abertura de pensamento. Ela se diz muito surpresa e feliz em saber que tantas outras mulheres pensam e discutem esse tema que ela considera algo muito importante. Ela não imaginava que havia tantas mulheres e pessoas envolvidas em discutir temas que em seu interior já eram tão questionados. Agora, sua maior vontade é aplicar, compartilhar seus conhecimentos sobre a liderança feminina, sua importância e como tornar isso um diferencial competitivo.

*

Fundado em 2005, o Women's Forum for the Economy and Society é a principal plataforma do mundo com pontos de vista e opiniões das mulheres sobre grandes questões sociais e econômicas. Implantando a experiência e expertise das mulheres em todas as gerações e geografias, ele oferece discussões práticas sobre como superar as barreiras e criar novos horizontes e oportunidades, bem como um debate amplo, rico e aguçado sobre ideias importantes.

*

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.