OPINIÃO
16/07/2015 18:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Paris: uma trilha sonora em cada esquina

Existem lugares que você só descobre quando você não está apenas "turistando", mas sim vivenciando a cidade durante a viagem. Foi o nosso caso,

(Nós e Paris, vista do topo de Montmartre)

Ahhhh, Paris.

Tanta coisa pra se ver e se fazer por lá que é difícil fazer o planejamento de uma viagem à cidade luz.

Independente do seu roteiro de viagem, tem uma coisa que você vai encontrar em todos os cantos: música.

Oui.

(Paris, onde encontra-se música até nas alturas)

Paris é uma cidade super musical, onde pode se encontrar pessoas dos mais variados tipos tocando no metrô, nas praças, em frente a monumentos... Música faz parte da cidade.

(Sempre se encontra músicos por Paris, fazendo com que a cidade tenha uma trilha sonora em cada esquina.)

E por isso a gente escolheu três lugares que conhecemos durante nossa estadia lá, que são importantes pra cena musical (e cultural) francesa. Além de, obviamente, valerem a visita!

Vamos ao TOP 3 da semana?

(Uma das salas da Cité Universitaire)

1. Existem lugares que você só descobre quando você não está apenas "turistando", mas sim vivenciando a cidade durante a viagem. Foi o nosso caso, durante nossas três semanas por lá e foi assim que descobrimos o Teatro da Cité Universitaire.

(Noiserv em ação na Cité Universitaire)

Convidados pelo David Santos, o Noiserv, fomos até lá assistir seu show e descobrimos, além de uma universidade, um série de opções culturais. Peças, shows e eventos acontecem frequentemente lá e a programação é sempre interessante. Vale a pena passar a tarde nos jardins lindos da Cité, tomar um café (ou um vinho.. Afinal, é Paris) por lá e curtir seu show depois.

(Diana, numa breve pausa entre uma escadaria e outra em Montmartre.)

2. Há alguns anos atrás, nós passamos o ano novo em Paris. Na semana que estivemos lá turistando, fomos visitar Montmarte. No caminho entre o metrô Jules Joffrin e a subida pra Sacré Coeur, encontramos sem querer uma loja que vale a visita dos amantes da música.

(Um pequeno pedaço da incrível coleção da Exodisc.)

Exodisc é pequena, mas muito bem servida de cds, vinis e afins musicais. Logo, se você for se aventurar por ali, não deixe de dar um pulo neste petit paraíso. E, antes de continuar a peregrinação rumo ao topo do bairro, tome um vinho acompanhado de uma bela tábua de frios e queijos em um dos restaurantes ali ao lado.

(Pausa antes de seguir viagem. E que pausa.)

Um dos que fomos, que nos foi recomendado por uma francesa que mora no bairro, é o Comestibles Et Marchand De Vins. Depois do pitstop, siga viagem pelas ruas charmosas de Montmartre.

(foto by: La Marroquinerie)

3. Nosso primeiro show na França foi no La Maroquinerie. Fomos convidados por músicos que conhecemos em Paris pra assisti-los tocar lá. Mal sabíamos nós que o lugar é um clássico entre as casas de show parisienses, onde grandes nomes da música já se apresentaram. Além de ter uma programação ótima, que acontece no subsolo, a La Maroquinerie tem um bar e restaurante muito agradável e super convidativo pra começar (ou terminar) sua noite. A casa de shows está localizada no 20º arrondissement, que é um dos favoritos dos músicos e artistas franceses. Por ali, você vai encontrar ótimos restaurantes a preços justos, caso decida vivenciar mais dos arredores. A Maroquinerie fica uns 15 minutos a pé do metro Ménilmontant. Mas prepare-se, pois na ida, tem uma leve subida. Você irá sobreviver, não se preocupe. O bom é que na volta, todo santo ajuda.

As três dicas de hoje valem pelos lugares e pelo passeio nos arredores! Logo, escolha o bairro, o "mood" musical do dia, o metrô ideal e divirta-se!

(Leo e sua câmera, entre um take e outro da gravação do clipe do Ben l"Oncle Soul.)

Assista ao clipe da semana, do Ben l'Oncle Soul, gravado pertinho de outro ponto importante (e lindo) da cidade, o Canal St. Martin.

Semana que vem tem um TOP 3 diferente: uma dica de cada país.

Curioso?

Enquanto isso, acompanhe nossas aventuras e clipes pelo nosso Facebook, Instagram eYouTube.