OPINIÃO
13/05/2015 17:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Mairiporã: futura capital do cinema brasileiro

Mairiporã, em São Paulo, foi nos anos 50 a 'Hollywood brasileira'. Hoje a cidade tenta reerguer essa história - e nós fomos conferir isso de perto.

Alguns motivos podem nos levar a fazer um clipe em uma cidade: pode ser pela paisagem, pela facilidade logística, pela excentricidade do local e até pela importância cultural que a cidade tem.

E Mairiporã, onde gravamos o clipe da banda Vespas Mandarinas, foi escolhida por todos estes motivos.

Já dá pra ter uma ideia só pelas 3 dicas, que envolvem a música e o cinema, logo abaixo. E não deixem de visitar a cidade em um belo sábado de sol.

1. Escolhemos Mairiporã, principalmente por sua história relacionada ao cinema. A cidade foi, nos anos 1950, a Hollywood brasileira. Lá, a Indústria Cinematográfica Multifilmes, do cineasta italiano Mario Civelli, foi responsável por importantes filmes para o cenário brasileiro e até internacional. Entre eles, o primeiro filme sobre futebol no Brasil ("O craque") e o primeiro filme colorido ("Destino Em Apuros"). Hoje, a cidade tenta reerguer essa história ao criar um projeto audacioso chamado Cine Cidade 2030, que pretende, a longo prazo, instalar toda infra-estrutura para ter ali, novamente, um grande pólo da indústria cinematográfica. A gente viu de perto um pouco desse plano, já que fomos uma das primeiras gravações na cidade dentro das iniciativas deste belíssimo projeto.

2. O Pico do Olho D'Água foi a locação que escolhemos para a gravação do clipe de Vespas Mandarinas. O lugar está a 40 minutos de São Paulo, tem uma paisagem muito diferente do que normalmente encontramos nas densas florestas da Serra da Cantareira e é o encontro de grandes grupos de ciclistas todos os finais de semanas. O topo dele compete com o Pico do Jaraguá como o ponto mais alto da Grande São Paulo, a mais de 1.100m de altitude. As subidas são cansativas mas vale pela vista incrível. Um lugar que inspira qualquer um, de esportista a artista.

(crédito da foto: Velhão)

3.E pra finalizar, nossa terceira dica de Mairiporã é um lugar que tem a cara do rock, o restaurante Velhão. Localizado no meio da Serra da Cantareira, o lugar está localizado em um grande complexo cultural com bar, antiquário, lojas e uma cafeteria incrível. Vale a pena como locação para qualquer gravação e como cenário para fotos. A comida, em sistema de self-service com churrasqueira, faz você querer passar o dia todo ali, como se estivesse na casa de uma grande fazenda. É tão perto de São Paulo que deve ser aproveitado sempre que der. A gente recomenda!

E aqui, o clipe da semana de Around the World in 80 Music Videos.: