OPINIÃO
03/03/2015 14:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Caro McDonald's: por favor, faça um hambúrguer vegetariano!

Nós, vegetarianos, curtimos um sanduíche farto tanto quanto qualquer pessoa. Também apreciamos comida salgada de baixo preço. E comeríamos muito mais dela se os restaurantes de fast food se dispusessem a oferecê-la a nós.Como seria bom poder pedir alguma coisa diretamente do cardápio nas paradas de beira de estrada, quando estamos viajando! Poder dizer "sim" quando um marido carnívoro pergunta se tudo bem pedir fast food para o jantar, uma vez apenas que seja.

divulgação

Vou revelar um segredinho que talvez surpreenda os comedores de carne: os vegetarianos gostam de comer mais que apenas saladas.

Nós, vegetarianos, curtimos um sanduíche farto tanto quanto qualquer pessoa. Também apreciamos comida salgada de baixo preço. E comeríamos muito mais dela se os restaurantes de fast food se dispusessem a oferecê-la a nós.

Como seria bom poder pedir alguma coisa diretamente do cardápio nas paradas de beira de estrada, quando estamos viajando! Poder dizer "sim" quando um marido carnívoro pergunta se tudo bem pedir fast food para o jantar, uma vez apenas que seja.

Por isso, caro McDonald's, eu lhe peço: por favor lance um hambúrguer vegetariano.

Os benefícios não seriam apenas para uma pessoa aqui e seu marido carnívoro. Estou pensando também em você, McDonald's.

Seu novo CEO - bem-vindo ao cargo, Steve Easterbrook - foi incumbido de tentar atrair novos fregueses, incluindo pessoas da geração do milênio.

Eu mesma não faço parte dessa geração - sou do time da Geração X -, mas, pelo visto, compartilho seus gostos culinários, dando preferência a alimentos feitos de plantas, e não à carne.

Você não precisa de mim para lhe dizer por que alguém pode optar por não consumir animais (sendo o meio ambiente, a saúde e a pura e simples compaixão apenas alguns dos motivos).

Tudo o que precisa saber neste momento é que existe uma turma cada vez maior de nós que, por toda uma série de razões, não consome os hambúrgueres sem dúvida deliciosos dos quais sua empresa acha que não está vendendo o suficiente hoje.

Não quero pegar pesado, mas dê uma olhada no Chipotle. Veja como a rede está se dando bem com sua opção de "sofritas" veganas.

Você, McDonald's, não está chegando nem perto de conseguir vendas grandes de algum prato delicioso sem carne. Pelo menos nos Estados Unidos, vocês praticamente não oferecem nada a nós, vegetarianos.

Seu site na internet promete que saladas e burritos podem ser feitos sem carne, bastando o consumidor pedir. Não se trata de uma opção muito maravilhosa, para começar. Como falei, os vegetarianos gostamos de mais que apenas saladas, e ninguém curte burritos, que tendem a ser massudos e úmidos, mesmo nos melhores casos.

Mas o verdadeiro chute na canela é o seguinte: seu site, McDonald's, traz uma observação de que as saladas (eca!) e os burritos (argh!) "não são certificados como vegetarianos".

Nem sei o que isso quer dizer. Só sei que deixa seus burritos e saladas ainda menos apetitosos.

Não, McDonald's. Faça-me o favor de não me apresentar uma salada não certificada ao lado de algum tipo de burrito hediondo e me dizer que devo comer em seu restaurante. Isso não me convence, não mesmo.

Sabe de uma coisa? Você já sabe fazer exatamente o que nós, vegetarianos, queremos comer! Agora ficou muito fácil.

Seu sanduíche McVeggie já é vendido na Índia. Mas com certeza poderia ser exportado aos EUA e outros mercados onde você precisa reforçar um pouco sua presença, não?

Esse sanduíche é basicamente um sonho concretizado. O McVeggie é feito de vagens, cenouras, batatas e outros legumes à milanesa. É substancial e, pelo que ouço falar, tão delicioso que deixa as pessoas "viciadas".

Também é suficientemente saudável, ao mesmo tempo em que oferece muitas das qualidades menos virtuosas que provavelmente procuramos quando vamos comer fast food.

Se houvesse McVeggies por aqui, eu sairia para devorar um hoje mesmo, e acho que muitos outros vegetarianos americanos ficariam felizes em fazer o mesmo.

Em suma, e sem querer repisar o que já expliquei, por favor, McDonald's, venda-nos um hambúrger vegetariano!

Um que seja gostoso. Que venha com um pãozinho de hambúrguer.

Sabe, McDonald's, acho que isso poderia funcionar bem para nós todos. Porque você está precisando de novas ideias e eu preciso de alguma coisa para comer no almoço.

FIM.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

VEJA TAMBÉM:

Galeria de Fotos 10 receitas de saladas do MdeMulher para variar o cardápio Veja Fotos