OPINIÃO
02/06/2014 13:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Escutar jazz enquanto estuda. Já tentou?

Getty Images

Já é quase o fim do expediente e eu vou pra casa. Por lá me esperaram alguns livros básicos para a leitura do mestrado. Mas para descontrair com as leituras que são pesadas escuto jazz. É um ritual que tenho feito há algum tempo e vejo que tem dado certo. Não é apenas a compreensão mais prazerosa da leitura, e sim as pesquisas apontam que escutar música durante o estudo melhora o aprendizado. Segundo uma pesquisa britânica, ao escutar música durante o estudo ela pode beneficiar o seu desempenho, mas tudo depende - é claro - da música.

Ainda de acordo com essa análise, as músicas clássicas foram as mais benéficas e com o melhor resultado. E não para por aí: um estudo apresentado no Congresso Anual da Sociologia Europeia de Cardiologia de Amsterdã garante que ouvir música faz bem ao coração. Aí você pensa: esse "blá blá já ouvi falar, não é novidade". Mas segundo a pesquisa, ouvindo música a pessoa pode melhorar a saúde do coração. Não é fantástico?

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que durante o ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem no mundo de doenças cardiovasculares. Agora você percebe o quão faz bem escutar música? Mas não era apenas do benefício da música em nossa vida que gostaria de explorar por aqui. Quero vos falar do jazz. Desse som que eu já havia escutado em lanchonetes, cafeterias e bares, mas que não busquei conhecer mais. Passado algum tempinho escutei novamente e aí chegou a vez de ir a fundo e curtir.

O jazz, pra quem não conhece, é um estilo musical que surgiu em Nova Orleans entre 1890 e 1910. É marcado pela improvisação, o swing e os ritmos lineares. Os nomes mais conhecidos desse estilo são de Miles Davis e John Coltrane. Você pode escutar jazz enquanto estuda, toma um café, namora. O jazz é oportuno, vai ao seu encontro. É clássico. Faz bem a saúde e as pesquisas comprovam. Escute música, seja ela qual for e o estilo que for, apenas escute.

E em relação ao jazz, o que interessa é escutar, desfrutar desse som que alegra a alma, aquieta os pensamentos e aflora os sentimentos. E viva, o jazz!

Aqui você encontra 100 músicas de jazz para escutar à vontade!

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.