OPINIÃO
01/09/2014 12:17 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Carta aberta à Jennifer Lawrence

Seja por dinheiro, por diversão, não me interessa. Quem fez isso a você e a todas as outras precisa ser punido. Quem diz que exibicionismo tem limite está equivocado. Você é livre. Pode fazer o que quiser.

"Jen,

Vai ficar tudo bem.

Estou te falando isso por que ontem à noite recebi uma mensagem no Whatsapp com um link que julguei despretensioso. Quando abri, eram fotos suas e de mais outras atrizes famosas, como você, nuas. Eu deveria ter dado risada ou qualquer coisa do tipo, mas fiquei incomodada e pensando por que alguém faria isso com você - ou com qualquer outra pessoa.

Seja por dinheiro, por diversão, não me interessa. Quem fez isso a você e a todas as outras precisa ser punido. Quem diz que exibicionismo tem limite, que a culpa é sua, e que você não deveria ter tirado aquelas fotos, está equivocado, no mínimo. Você é livre. Pode fazer o que quiser.

As pessoas estão te julgando como se uma atriz de Hollywood, bonita, elegante e tão cativante como você fosse assexuada. Bom dia, século 19. Se você tirou essas fotos e mandou para alguém, ou as fez por que quis, tudo bem, querida. A culpa não é sua. Entenda isso.

Quem julga dessa forma não sabe como é ter a sua privacidade invadida e acha que é "legal" saber o que tem dentro de um celular de uma celebridade. Lembra-se da Scarlett, como foi? Estamos sujeitas a invasões o tempo todo. Até no celular, que deveria ser um local "seguro".

Cômico é pensar que homens - e famosos - já sofreram o mesmo tipo de invasão e não tiveram a mesma repercussão. Por que será, não é? É mais "legal" ver mulheres nuas, é mais "legal" saber que aquelas fotos estavam dentro do celular de uma mulher, é mais "legal" imaginar que você pode possuir aquele corpo.

Dizem por aí que a melhor maneira de não ter uma foto íntima circulando na internet é não tirá-las. Mas esse é o pior dos moralismos que existe, Jen. Não vou sair de minissaia por que posso ser estuprada? Gays não vão sair de mãos dadas na rua, já que podem ser agredidos?

A questão é que nem sempre todo mundo pensa igual, e algumas pessoas são pequenas, e por isso, precisam fazer o que fizeram com você e ainda ameaçar outras pessoas. Você sabe disso, mas vale lembrar. Sinto muito por todos os comentários e toda essa exposição, mesmo.

Você tem os recursos para tirar todas as fotos do ar, como já fez, e para encontrar quem é esse criminoso. E você ainda tem o direito de ficar nua para si mesma ou para quem você quiser. Seja no celular, entre quatro paredes para alguém ou sozinha. Sabe disso, não é?

Aqui no Brasil, recentemente, um caso de uma jovem - que poderia ser qualquer uma de nós - de 19 anos, se tornou público após um vídeo dela fazendo sexo oral vazar no Whatsapp. Ela sofreu tanto, que entrou em pânico. Só saía de casa para ir à delegacia ou consultar advogados. A família ficou abalada assim como está a sua.

Nada de pensar em parar de viver agora. Você é uma atriz. Famosa. Todo mundo te ama. Ser invadida desta forma não é um privilégio de celebridades, Jen. A origem de todo o mal está em quem compartilha e faz disso algo simplificado e te condena.

Vai ficar tudo bem. Você sabe.

Faz como em um daqueles seus escorregões. Levante rindo e sem medo."

MAIS CELEBRIDADES NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Famosos separados no nascimento Veja Fotos