OPINIÃO
05/09/2014 09:04 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Que cultura o Brasil consome?

Prática religiosa e cinema lideram a lista de consumo cultura no Brasil em pesquisa realizada entre 2013 e 2014

Vivian Farinazzo

(foto de Vivian Farinazzo, licença creative commons, na expo Obsessão Infinita da artista Yayoi Kusama no Instituto Tomie Ohtake)

Panorama setorial da cultura no Brasil 2013/2014

Saiu uma extensa e bem completa pesquisa sobre o consumo cultural no Brasil, com dados interessantes para todos os que trabalham ou se interessam pelo setor. Fiz uma leitura e compartilho aqui o que mais me chamou a atenção.

Primeiro, a prática religiosa como consumo cultural fora do lar mais citado. Entre todos que responderam, para 42% é um hábito, para 15% é a prática cultural que mais gostam e para 20% a que mais fazem. Mais da metade entre os que tem a prática religiosa como um hábito (52%) vai mais de uma vez por semana, mesmo não sendo a maior preferência de atividade cultural.

O cinema é a segunda prática mais realizada fora do lar (38%). Entre os gêneros, veja quais são os mais assistidos:

Influências na decisão do consumo

Em geral, empata a decisão de procurar novidades e experiências que surpreendam ou atividades já conhecidas, "que eu sei que vou gostar" (exatos 50% a 50%). No Centro-Oeste e no Sul ganham as atividades que já são conhecidas (59% prefere ir onde já sabe que vai gostar do que ver algo novo).

Entre atividades que tragam mais conhecimento, ou que tragam mais emoção, o conhecimento ganha por pouco (56% a 44%). Mas mesmo entre os que querem conhecimento, 38% procuram atividades de distração ou relaxamento, contra 13% que querem mesmo o crescimento intelectual.

Pouca gente se considera produtor cultural ou artista. Quando perguntados se "já praticaram alguma atividade artística, só 4% dizem que sim, e a maioria desses cita dança (18%), teatro (15%) e pintura (14%), com destaque para Coral/Canto no Centro-Oeste (29%) e cerâmica no Sudeste (22%).

Achei particularmente interessante a pergunta "tem algum parente que é músico ou artista?", com destaque para o Nordeste (20%) e Centro-Oeste (23%). E entre os que tem parentes artistas, outra pergunta: "tem convívio próximo com essa pessoa?", com média nacional de 73%. Acho que os artistas estão sempre nas festas da família.

A pesquisa completa estará disponível em breve no site Panorama Setorial da Cultura Brasileira.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS CULTURA NO BRASIL POST: