OPINIÃO
10/09/2015 15:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Vida na escola não se restringe à sala de aula

A experiência histórica, social, cultural e política dos alunos não ocorre de forma pura, isolada, intocada ou distante dos conflitos entre as forças que se cruzam em todas as dimensões da sociedade.

Reprodução

A experiência histórica, social, cultural e política dos alunos não ocorre de forma pura, isolada, intocada ou distante dos conflitos entre as forças que se cruzam em todas as dimensões da sociedade - incluindo a escola - e que muitas vezes buscam impor obstáculos a esse exercício.

Ignorar a existência desses conflitos, fingir que eles não existem no ambiente escolar ou proibir a reflexão sobre esses temas na sala de aula é um desrespeito à experiência histórica do estudante porque impede a sua reflexão sobre si mesmo.

Uma visão muito estreita, mas infelizmente ainda muito vigente na educação, imagina que o papel restrito da escola é a transmissão de informações nas aulas. Que aquele ambiente é um espaço neutro, que o aluno não tem vivências extracurriculares e que o único conteúdo que o estudante aprende é aquilo que está no material didático.

Paulo Freire firmou uma crítica importante às pedagogias tradicionais que não enxergam o caráter socializante da escola. Para ele, é um equívoco fechar os olhos para aquilo que há de informal nas vivências escolares. É um erro não perceber que, tanto nas relações entre alunos e professores, nos vínculos de amizade entre os colegas e também nas disputas entre os próprios alunos há processos significativos de formação e deformação.

Veja mais no vídeo:

(Este capítulo foi dividido em dois vídeos. A segunda parte começa automaticamente)

A série Pedagogia da Autonomia apresenta didaticamente cada um dos capítulos e subcapítulos do livro de Paulo Freire. Para acompanhar os vídeos, inscreva-se no canal do prof. André Azevedo da Fonseca no YouTube ou favorite este blog para receber as notificações.

Confira a lista completa dos vídeos sobre Paulo Freire.

Galeria de Fotos Ideb: Como está a educação no seu Estado? Veja Fotos