OPINIÃO
20/07/2018 15:08 -03 | Atualizado 30/07/2018 15:01 -03

1 ano sem Bennington: 8 músicas para entender a importância do Linkin Park para o rock

Morte do vocalista completa um ano nesta sexta-feira (20).

Em 20 de julho de 2017, músico cometeu suicídio. Ele era casado e pai de seis filhos.
Mondadori Portfolio via Getty Images
Em 20 de julho de 2017, músico cometeu suicídio. Ele era casado e pai de seis filhos.

Há exatamente um ano, o mundo do rock perdeu mais um de seus representantes. Chester Bennington, vocalista do Linkin Park morreu em 20 de julho de 2017, aos 41 anos.

Goste-se ou não do chamado New Metal, não há como negar a importância da banda, que trouxe o rock de volta às paradas de sucesso (amigos, rock é pop, acostumem-se).

A fim de celebrar a vida e a obra de Bennington - que também teve breve passagem pela banda Stone Temple Pilots, apresento a seguir 8 músicas que explicam o sucesso dos caras.

One Step Closer

Carro-chefe do primeiro álbum da banda, Hybrid Theory, essa música ganhou as rádios pelo mundo, chegando à segunda posição da parada Billboard, atrás apenas de um hit de Jennifer Lopez.

Naquele ano, o mundo (como agora) era dominado pelo rap e pelo pop. O disco vendeu, em 2000, quase 5 milhões de cópias (hoje ele já está na casa dos 25 milhões)!

Papercut

Uma das preferidas deste que vos escreve, esse é outro single do álbum Hybridde que fez muito sucesso. O clipe é muito bom!

Lying From You

Essa faixa do segundo disco, Meteora", lançado em 2003, é outra maravilha da banda. O disco ainda é, 15 anos após seu lançamento, o trabalho mais bem sucedido na história da parada Modern Rock Tracks, da Billboard.

From The Inside

Outra pedrada de Meteora, álbum que vendeu, no mundo todo, cerca de 27 milhões de cópias e figura na lista Top ábuns da decada de 2000, também da Billboard.

Bleed It Out

Essa é do terceiro álbum, Minutes To Midnight, produzido pela própria banda e pelo "papa do rock" Rick Rubin.

Rebelion

Do sexto disco, The Hunting Party, que marcava o retorno ao som que consagrou a banda, foi escrita em parceria com Daron Malakian, do System of a Down, que também participa da faixa.

O disco conta ainda com a participação de Tom Morello (Prophets of Rage, Audioslave e Rage Against the Machine) na música Drawbar.

Black Heart

Em 2013, em meio à indefinição sobre a continuidade de Scott Weiland na banda, o Stone Temple Pilots lançou um EP com Chester nos vocais. Black Heart é uma das faixas desse trabalho bem bacana.

Heavy (fet. Kiiara)

O álbum One More Light, lançado pouco antes da morte de Chester, não foi muito bem recebido por fãs e crítica, fato que deixou o vocal muito chateado, para dizer o mínimo - como nessa entrevista aqui.

Mas o single Heavy, com a participação da cantora Kiiara, é uma faixa belíssima, que mostra bem a versatilidade vocal de Bennington.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Photo galleryRock dos anos 90: músicos ontem e hoje See Gallery