OPINIÃO
28/11/2014 13:31 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Quanto tempo é necessário para julgar uma pessoa?

Bastam alguns segundos, aqueles entre você constatar que alguma coisa no outro contraria seu ego e sua vaidade e rejeitar totalmente esta compreensão. Na verdade, às vezes pode ser o segundo dentro de um olhar preconceituoso, ou dentro daquele instante em que você se percebe machucado pelo outro.

jupiterimages

Um ou dois dias? Um fim de semana? Talvez ao longo de uma festa? Eu te digo: bastam alguns segundos, aqueles entre você constatar que alguma coisa no outro contraria seu ego e sua vaidade e rejeitar totalmente esta compreensão. Na verdade, às vezes pode ser o segundo dentro de um olhar preconceituoso, ou dentro daquele instante em que você se percebe machucado pelo outro.

Às vezes, é porque este outro faz algo que você acha péssimo; MUITAS vezes, é porque este outro faz algo que você adoraria fazer, mas não faz por medo. Pessoas livres, autênticas, que se assumem seja para o bem, seja para o mal (mal pra quem, aliás?), são as mais julgadas. Afinal, um espírito livre significa uma ameaça gigantesca ao seu ego ferido. Do lado de alguém autêntico, toda a sua pequenez aparece, salta aos olhos, sua máscara fica evidente e toda a sua vulnerabilidade se revela.

Quando apontamos o dedo para alguém, outros 3 estão em nossa direção. Nosso julgamento apenas mostra algo sobre nós mesmos. Se tivéssemos a clareza de que somos todos iguais dentro de nossa experiência humana, se partíssemos sempre da premissa de que estamos todos no mesmo barco, teríamos então a dadivosa oportunidade de aprender com estas experiências incômodas. E aquele que nos incomoda pode, na verdade, se tornar um grande mestre.

Então quando você julgar uma pessoa, e colocá-la dentro da grande categoria do "não gosto", experimente olhar pra fora da sua dor e se perguntar o que, afinal, esta pessoa mostra sobre você mesmo. Se a dor é sua, como pode alguém ser culpado por ela?

Como diz uma querida: incomodou? Doeu? Leva pra casa que é teu.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos 9 dicas para controlar a ansiedade Veja Fotos