OPINIÃO
22/09/2014 19:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Suits: os engravatados mais cobiçados de Nova York

Ambientada longe dos tribunais, a série mostra como personagens manipuladores conseguem resolver casos complicados, mesmo que a ética não seja aplicada.

divulgação

O seriado Suits poderia ver visto como mais uma daquelas atrações monótonas sobre o cotidiano de advogados que buscam fazer o bem. Entretanto, a atração conquistou grande audiência na televisão americana, mais de 4 milhões de telespectadores, apresentando uma trama ágil e versátil. Ambientada longe dos tribunais, a série mostra como personagens manipuladores conseguem resolver casos complicados, mesmo que a ética não seja aplicada.

Harvey Specter (interpretado por Gabriel Macht) é um dos melhores advogados de Nova York. Articulado, narcisista e extremamente inteligente, ele sempre consegue ganhar qualquer ação judicial que seja colocada em sua mesa. Membro de um importante escritório de Manhattan, o personagem representa empresas multimilionárias e astros do esporte americano.

Ao buscar um associado para seu escritório, o protagonista encontra Mike Ross (Patrick J. Adams). O rapaz nunca frequentou uma faculdade de Direito, mas possui memória fotográfica e enciclopédica, além de ter um alto conhecimento sobre as leis americanas. Harvey decide contratá-lo, colocando sua carreira e credibilidade em risco ao afirmar que Mike é formado em Harvard.

Atualmente, Suits exibe sua quarta temporada nos Estados Unidos e a sagacidade da trama pode ser o principal indicador dos bons índices de audiência. A série não se apoia no formato de um caso por episódio, mas busca entrelaçar os diversos desafios impostos para os personagens, por meio de métodos de persuasão, intrigas e demonstrações de lealdade e confiança.

Os comportamentos opostos dos protagonistas contribuem para que os telespectadores tenham uma visão profunda da história exibida. Enquanto Harvey mostra-se distante de qualquer sentimentalismo, Mike busca soluções que sejam amenas, mesmo para os perdedores. Entretanto, ao longo das temporadas o jovem descobre que no mundo real tomar decisões calculistas é necessário para o brilhantismo de sua carreira.

O seriado também tenta equilibrar os arcos narrativos com inusitadas cenas de comédia. Há uma certa graça em observar o advogado Louis Litt (Rick Hoffman) tentando conquistar espaço e fama dentro da empresa. Sua insistência pela atenção e amizade de Harvey tem tons ambíguos de humor e pena. Mike e Rachel (Meghan Markle) são responsáveis por amenizar as ríspidas discussões com uma boa dose de romance e sensualidade. E além disso, os fãs mais acalorados da atração torcem para que Harvey deixe seu orgulho de lado e assuma a paixão que sente por sua secretária, Donna Paulsen (Sarah Rafferty).

Dois outros elementos atuam como grandes coadjuvantes do programa. O figurino adiciona charme e imponência para os integrantes da Pearson Specter. Os ternos, fabricados pela luxuosa grife Tom Ford, representam armaduras capazes de transformar os advogados em homens invencíveis. Ao mesmo tempo, a trilha sonora, predominantemente indie-pop, também é muito requisitada pelo público. Nas redes sociais, a série sempre divulga as seleções musicais, compostas por bandas como The XX, Old Man Canyon, Caught A Ghost e o cantor Gotye.

No Brasil, Suits é exibido pelo canal Space, sendo que as duas primeiras temporadas estão disponíveis no Netflix. Os capítulos inéditos do quarto ano serão transmitidos no início de 2015. (confira o promo do summer finale)

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA MAIS SÉRIES NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Séries de até três temporadas Veja Fotos