OPINIÃO
19/01/2015 14:13 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:44 -02

Os cinco melhores figurinos das séries de televisão

Os figurinos são essenciais para a construção de personagens de ficção. Principalmente nas séries de época, as roupas sempre ajudaram, juntamente com a maquiagem e a fotografia, a contextualizar o cenário em que a trama é ambientada. Para isso, as emissoras de televisão investem na contratação de figurinistas e historiadores que pesquisam fotos e livros antigos, alfaiataria e paleta de cores para reconstituir um tempo específico da história mundial.

Os figurinos são essenciais para a construção de personagens de ficção. Principalmente nas séries de época, as roupas sempre ajudaram, juntamente com a maquiagem e a fotografia, a contextualizar o cenário em que a trama é ambientada. Para isso, as emissoras de televisão investem na contratação de figurinistas e historiadores que pesquisam fotos e livros antigos, alfaiataria e paleta de cores para reconstituir um tempo específico da história mundial.

Os novos personagens da TV que marcaram 2014

Como consequência, esses seriados recebem grandes elogios da crítica e do público. É impossível não ficar fascinado com o requinte das damas inglesas de Downton Abbey, ou com riqueza de detalhes dos figurinos de Game of Thrones.

Os dez piores momentos da TV em 2014

Confira, abaixo, um especial com os melhores figurinos das séries de TV.

Boardwalk Empire

Apesar de ter encerrado sua temporada final em outubro de 2014, o seriado merece destaque na lista. A atração, dirigida por Martin Scorsese, retratava a vida de poderosos americanos de Atlantic City nos anos 1920, período que vigorou a Lei Seca nos Estados Unidos.

O figurino, assinado por John Dunn, Lisa Padovani e Maria Zamansky, apresenta ternos com referência à estética gângster e vestidos com silhuetas características da época, acompanhados de paetês, chapéus e peles.

Boardwalk Empire: assista ao promo da última temporada

A equipe responsável enfrentou grandes desafios para descobrir as cores da moda, pois todas as fotos e materiais pesquisados eram em preto e branco. Boardwalk Empire também conta com especialistas quem envelhecem roupas e acessórios novos para que pareçam usados ou antigos.

Downton Abbey

Escrito por Julian Fellowes, o seriado britânico aborda o cotidiano e os jogos de de poder que envolvem a família Crawley. Como parte da aristocracia, eles residem em uma propriedade chamada Downton Abbey, localizada em Yorkshire, durante o reinado de George V, em 1912. A figurinista, Susanna Buxton, optou por criar roupas femininas sóbrias que representam as mudanças históricas sofridas por conta da Primeira Guerra Mundial.

Confira mais noticias de Downton Abbey

A equipe também realizou um estudo sobre os uniformes dos criados e mostrou que as empregadas da época precisavam trabalhar com apenas dois vestidos: um estampado com avental para a limpeza da manhã e um preto para as festividades noturnas. Os tecidos eram tão caros que muitas vezes custavam o equivalente a seis meses de trabalho. Alguns patrões concediam os uniformes como presente de Natal.

Game of Thrones

A equipe de criação de Game of Thrones enfrentou grandes desafios para conceber o figurino da série. Baseada nos livros de George R. R. Martin, a trama possui uma época fictícia e cenários com as mais diferentes variações climáticas. Além disso, cada reino também apresenta suas próprias referências estéticas.

Acompanhe mais informações sobre Game of Thrones

A figurinista responsável, Michele Clapton, inspirou-se nas roupas medievais clássicas para vestir os protagonistas da atração. A personagem Daenerys Targaryen, interpretada por Emilia Clarke, é única que utiliza vestimenta parecida com as tribos beduínas.

Mad Men

A trama acompanha o cotidiano da empresa de publicidade de NY, e tem como protagonista o publicitário Donald Draper (Jon Hamm). O seriado é aclamado pela crítica e por seu público por retratar as mudanças de comportamento social nos Estados Unidos a partir dos anos 1960. Sendo assim, o figurino é parte fundamental para apontar as transformações da sociedade americana e cada episódio conta com aproximadamente 200 vestimentas.

Mad Men: último ano estreia com grandes conquistas

A figurinista responsável, Janie Bryant, inspirou-se nos ensaios editoriais das revistas de moda de época para recriar o vestuário. Nas primeiras temporadas, os personagens vestem ternos alinhados, cabelos propositalmente arrumados e cores sóbrias. No decorrer dos episódios, as cores entram em cena, mostrando as mudanças da moda na década de 1960. O mesmo acontece com as mulheres, que foram ganhando estampas mais coloridas, modelagens amplas e cores cítricas, abandonando o estilo mais conservador feminino.

Once Upon a Time

A série tem como premissa mostrar uma narrativa moderna dos famosos contos de fadas. Ao mesmo tempo em que há personagens clássicos, como Capitão Gancho e a Rainha Má, outros não fazem parte das histórias originais, como a filha da Branca de Neve (Emma Swan), protagonizada por Jennifer Morrison.

O desafio da equipe de figurinistas, liderada por Eduardo Castro, foi intercalar vestimentas clássicas da literatura com looks modernos. Do mesmo modo em que há vestidos requintados com camadas e cortes clássicos, o seriado também apresenta um figurino atual com jaquetas, calças jeans e tênis.

Veja mais notícias sobre Once Upon a Time

Os produtores optaram por não reproduzir vestimentas históricas e tiveram como maior influência o trabalho do estilista inglês Alexander McQueen. Castro conta com uma equipe de quase 20 profissionais para elaborar, em cerca de cinco dias, todo o figurino de um episódio.

Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM: