OPINIÃO
18/08/2014 15:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:22 -02

10 coisas que você aprende em um bom relacionamento

O verdadeiro amor é diferente dos relacionamentos casuais — mesmo que esses relacionamentos tenham durado anos (o que geralmente é muito além de sua data de validade).

Thomas Hawk/Flickr
Hung out a bit with Chris Messina and Tara Hunt last night.

Eu tive relacionamentos sérios antes de conhecer meu noivo, e alguns deles duraram anos. Eu pensava que fosse adulta; pensava que sabia ser uma ótima namorada. Conhecer alguém com quem eu tive uma ligação séria me ensinou que nada do que eu havia experimentado antes era real. O verdadeiro amor é diferente dos relacionamentos casuais — mesmo que esses relacionamentos tenham durado anos (o que geralmente é muito além de sua data de validade). Quando você está em um bom relacionamento, aprende coisas. Você age de modo diferente e pensa como parte de um time — e não como um indivíduo que traça seu caminho pelo mundo. Você será mais compreensiva e aceitará seu parceiro, em vez de apenas ficar frustrada com ele, como pode ter acontecido nos outros relacionamentos.

1. Mal-entendidos são inevitáveis

Os mal-entendidos vão acontecer. Se você entender as palavras de seu parceiro de um modo, e depois perceber que elas significam algo totalmente diferente, não o castigue por isso. Deixe passar. Falar nisso o tempo todo só vai prejudicar o relacionamento e causar problemas de comunicação mais tarde. Às vezes o que você diz ou faz será entendido do modo errado, e você ficará frustrada porque seu parceiro não compreende. Dê um passo atrás e perceba que não tem muita importância. As incompreensões só se tornam problemas se você permitir que elas cresçam e ganhem importância no seu relacionamento. Seja descontraída e perdoe os mal-entendidos.

2. Confiança

Você precisa confiar no seu parceiro. Por que você iria dividir sua vida com alguém se acha que ele faz algo errado toda vez que você vira as costas? Se não confia que seu parceiro seja fiel, honesto, interessado ou qualquer outra coisa, então você não está em um bom relacionamento. Os melhores relacionamentos começam com a confiança profunda, e mesmo que surjam problemas (e vão surgir) a confiança é forte o suficiente para mantê-los juntos.

3. Permita que vocês sintam falta um do outro

Vocês estão apaixonados, por isso querem estar juntos o tempo todo. É tão divertido namorar à noite e passar o dia todo juntos, mas quando vocês terão tempo para experimentar coisas diferentes? Quando vão para locais de trabalho ou escolas separados, experimentam coisas que lhes darão algo para conversar depois. Quando você sai com suas amigas e seu parceiro passa o tempo com os amigos dele, vocês estão tendo tempo e espaço para si mesmos, e depois voltam revigorados. Vocês têm a oportunidade de sentir falta do outro, o que os ajuda a realmente entender o valor do relacionamento. Sentir falta de alguém é ótimo porque vê-lo depois desse período a tornará mais feliz e segura de seu relacionamento.

4. Encoraje o crescimento e a mudança

Em um bom relacionamento, os dois parceiros são encorajados a crescer e a mudar. Vocês têm uma vida para viver — devem explorá-la ao máximo! Se você quiser deixar seu emprego e voltar à escola, seu parceiro deve apoiá-la. Se você quiser tentar experimentar algo novo ou voltar para algo antigo, deve encontrar apoio em seu relacionamento. E você deve dar esse apoio em troca. Incentive seu parceiro a explorar hobbies e interesses e a conhecer novas pessoas. Se você quiser que seu parceiro continue igual, vocês terão uma vida juntos muito entediante.

5. Fazer acordos não quer dizer que você é fraca

Fazer acordos não significa "ceder". Não significa que você perdeu a luta. Na verdade, é o contrário. Você sabe como às vezes é difícil fazer um acordo? Você quer que seja do seu jeito porque parece certo e faz sentido para você. Seu parceiro está muito fora da base com suas sugestões. Dê um passo atrás e olhe para a discussão diplomaticamente. Qual é a conclusão lógica? Se seu parceiro está certo, não tenha medo de dizer. Aceite o seu modo ou modifiquem ambos as suas soluções para ficar meio a meio. O importante é não atrapalhar vocês, é manter seu relacionamento e ajudá-lo a crescer. O acordo definitivamente ajudará seu relacionamento a crescer.

6. Admita suas fraquezas

Seu parceiro não espera que você seja uma super-heroína e você também não deve esperar isso dele. Somos todos humanos, e todos temos defeitos. Está bem deixar que eles apareçam. Na verdade, para ter um relacionamento sério e estável, você precisa deixá-lo conhecer suas fraquezas. Seu parceiro será mais sensível às coisas que a incomodam, e poderá ajudá-la a se reforçar nas áreas em que você precisa de ajuda.

7. Às vezes você só pode aceitar as coisas, e não modificá-las

As pessoas têm bagagem. Você tem a sua e seu parceiro tem a dele. Vocês podem recuar e apagar tudo? Não. Vocês estão presos a isso e têm de aprender a lidar com isso. Algumas coisas são mais fáceis de superar que outras, mas a realidade é que às vezes você não pode consertar as coisas. Você não pode fazer os problemas desaparecerem. Vocês têm de aceitar e superar isso e seguir em frente, ou seu relacionamento vai desmoronar.

8. Perdoe rapidamente e de verdade

Sempre que vocês tiverem uma briga, não se preocupe com quem ganha e quem perde. Aprenda com a briga — com o que foi dito e como ela foi resolvida. Quando você aprende com uma briga, pode aplicar essa lição ao seu relacionamento para evitar problemas futuros. Isso está muito bem, mas você não terminou. Perdoe seu parceiro. Perdoe a si mesma. A briga acabou, vocês passaram por ela — agora esqueça. Nunca guarde nada contra seu parceiro, porque o ressentimento vai crescer até que você não queira mais ficar com ele.

9. Nunca espere nada

Não espere que seu parceiro leia sua mente ou lhe traga café da manhã na cama ou se ofereça para lavar os pratos. Isso não vai acontecer. Você não pode esperar nada de ninguém — tem de comunicar seus desejos. Comunique-se. Garanta que seu parceiro sabe o que você espera do relacionamento, assim como suas opiniões sobre um amplo leque de assuntos. Isso o ajudará a agir com consideração para com você, mas mesmo assim não espere nada!

10. Mostre seus sentimentos

A pior coisa que você pode fazer em um relacionamento é jogar. Não provoque seu parceiro; não "recompense" boas ações com amor e afeto. Você tem de garantir que seu parceiro sempre se sinta amado. Você pode ficar feliz com ele ou louca com ele — não importa — ele precisa sentir que é amado. Ele também precisa saber quais são seus sentimentos no momento, não me entenda mal. Garanta que você está demonstrando seus sentimentos de maneira que eles não sejam mal entendidos (volte ao nº 1).

MAIS RELACIONAMENTO NO BRASIL POST

Galeria de Fotos 18 casais famosos que já estiveram juntos Veja Fotos