OPINIÃO
03/03/2016 13:20 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

7 razões para estudar no Reino Unido

Getty Images

Se você quer ter uma experiência em universidade estrangeira, é hora de começar a pensar onde você quer estudar no próximo ano letivo.

No meu trabalho, passo bastante tempo falando com brasileiros que estão pensando estudar no Reino Unido. Conversamos sobre os prós e contas; sim, há razões para não fazer - é caro em comparação com o Brasil, é longe, e faz frio.

Mas ainda assim vale a pena fazer. Acho que nunca conversei com alguém que tenha se arrependido de investir em uma experiência fora do seu país, seja para estudar, trabalhar ou viajar, seja para fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Por isso, para ajudar aqueles que estão pensando em dar este passo e incentivar que mais estudantes viajem para as minhas ilhas, listo sete razões para estudar no Reino Unido:

1) Você vai se encontrar com o mundo. O Reino Unido tem cerca de 500 mil estudantes estrangeiros, de todos os cantos do planeta.

2) Você vai experimentar excelência no estudo. O Reino Unido possui 4 das 6 melhores universidades do mundo, 6 das melhores 20 instituições de ensino superior e muitas outras universidades com nível de excelência em tópicos específicos, como video games ou óleo e gás.

3) Você vai aprender a língua que todo o mundo fala, graças a Bill Gates e John Lennon. Se você quer trabalhar em qualquer país do planeta, estude e aprenda em inglês.

4) Você vai para a Europa. Joias do mundo estarão a seus pés, desde Madrid até Berlim, a uma distância de um voo barato com duas horas de duração.

5) Você vai conseguir um emprego. Pesquisas mostram que os diplomas do Reino Unido estão entre os mais valorizados entre os empregadores. Além disso, você vai descobrir como essas universidades trabalham em parceria com empresas.

6) Você vai aprender a aprender. As universidades britânicas dão muita responsabilidade e oportunidade aos estudantes, na maneira como eles são incentivados a aprender.

7) Você vai se divertir! De acordo com uma pesquisa feita com estudantes do Programa Ciência Sem Fronteiras, o Reino Unido é o destino número 1 em experiência estudantil.

Eu poderia continuar listando motivos... mas sabe, não escute este Embaixador. Pergunte aos mais de 11 mil estudantes que estiveram no Reino Unido, nos últimos quatro anos, pelo CsF, ou aos mais de 100 ex-bolsistas do Programa de Bolsas de Mestrado Chevening. Eles terão ainda mais coisas boas a dizer.

Sei que a situação não está fácil, mas este é o momento de investir no seu futuro. Dê o salto!

LEIA MAIS:

- Uma tarefa que nenhum país pode ignorar

- Onde brasileiros e brasileiras sentem-se confortáveis compartilhando espaço?

Também no HuffPost Brasil:

Países para estudar e trabalhar legalmente

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: