OPINIÃO
02/07/2015 17:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

A nova era digital no mundo hiperconectado

Empresas de tecnologia trabalham diariamente para aprimorar a experiência do usuário, desenvolvendo ferramentas rápidas, simples e fáceis de usar. Trabalhar com sistemas simples e que cheguem cada vez mais perto dos recursos digitais utilizados na vida pessoal é crucial para a boa produtividade dos funcionários

Reprodução

A tecnologia vem a cada dia melhorando a rotina das pessoas em todo o mundo, trazendo agilidade e eficiência nos compromissos pessoais - algo inimaginável nos anos 1990. Se as mudanças na vida pessoal são importantes, no ambiente profissional elas são essenciais. E as empresas de tecnologia trabalham diariamente para aprimorar a experiência do usuário, desenvolvendo ferramentas rápidas, simples e fáceis de usar. Sem recursos complexos e sem perder horas de treinamentos.

Tecnologias intuitivas cooptam melhor os usuários e levam a um maior engajamento. Especialmente, para as grandes empresas, é fundamental manter o funcionário motivado e comprometido, tanto com o trabalho em si quanto com as ferramentas oferecidas pela empresa. Nesse sentido, trabalhar com sistemas simples e que cheguem cada vez mais perto dos recursos digitais utilizados na vida pessoal é crucial para a boa produtividade dos funcionários.

Outra característica que deve estar na mira das empresas ao pensar em ferramentas de trabalho é a mobilidade. Trabalhar de onde estiver, acessar arquivos sem depender da internet do escritório e conversar facilmente com colegas de qualquer lugar do mundo são algumas das modernidades que as pessoas buscam em suas vidas profissionais.

Oferecer funcionalidade de forma intuitiva e possibilidade da mobilidade costumam gerar resultados não só no engajamento dos funcionários, mas na produtividade.

A Delta Hotels do Canadá, por exemplo, aumentou sua produtividade em 10% utilizando o compartilhamento de arquivos do Google Apps for Work, permitindo que os chefs de todos os seus hotéis e resorts compartilhassem receitas e menus para criar refeições melhores e mais baratas.

Já a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, migrou para o pacote do Google em 2014 - e impactou 40 mil colaboradores globalmente. Mais de 5 mil na América Latina.

Para medir a satisfação de seus colaboradores com a mudança, a Whirlpool realizou uma pesquisa interna na América Latina que revelou que 89% dos funcionários estão satisfeitos com as novas ferramentas e 80% acreditam que houve uma melhora da produtividade, qualidade e agilidade na rotina de trabalho.

A tecnologia usada no ambiente corporativo traz assim flexibilidade, colaboração e agilidade entre todos os colaboradores, possibilitando que, assim como na vida pessoal, as pessoas tenham um dia a dia hiperconectado.

VEJA TAMBÉM:

Galeria de Fotos 12 momentos da tecnologia em 2014 Veja Fotos