ENTRETENIMENTO
06/01/2019 08:00 -02 | Atualizado 06/01/2019 08:00 -02

Globo de Ouro: 'Nasce uma Estrela' e 'Bohemian Rhapsody' mudam de categoria por prêmio principal

Musicais optam por concorrer como drama mirando o Oscar e para aumentar as chances de Lady Gaga e Rami Malek de levar uma estatueta.

Montagem/Divulgação
Tanto Lady Gaga quanto Rami Malek evitam concorrentes fortes para garantir prêmio de melhor atriz e ator no Globo de Ouro, que acontece neste domingo (6).

Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro, premiação dada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood que acontece neste domingo (6), divide suas principais categorias entre Drama e Comédia ou Musical. Porém, em 2019, dois musicais, Nasce uma Estrela e Bohemian Rhapsody estão concorrendo como drama.

Quem escolhe se inscrever como uma ou outra categoria são os estúdios, e a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood normalmente aceita a escolha.

Porém, tanto a Warner Bros. quanto a Fox, estúdios de Nasce uma Estrela e Bohemian Rhapsody, respectivamente, não se pronunciaram publicamente para explicar sua estratégia.

Mas tudo indica que o objetivo é mirar na indicação ao Oscar, já que dramas possuem, mesmo que subjetivamente, mais "peso" na corrida por uma indicação à estatueta mais cobiçada do mundo do cinema.

Chances de vitória aumentam nas premiações individuais

Além do "plano Oscar", a mudança deu mais chances das estrelas desses dois filmes saírem com o Globo de Ouro nas mãos.

Divulgação
Rami Malek como o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen.

Se ficasse entre Comédia e Musical, Rami Malek, mesmo muito elogiado por sua interpretação do cantor Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, bateria de frente com Christian Bale, que nos últimos meses tornou-se favorito com sua impressionante transformação no ex-vice presidente americano Dick Cheney em Vice.

Já a concorrência entre os melhores atores de drama é mais tranquila, pois a indicação de Bradley Cooper (Nasce uma Estrela) ficou diluída por ele também concorrer ao Globo de Ouro de melhor diretor.

Divulgação
A cantora Lady Gaga brilha como Ally na 4ª versão do clássico "Nasce uma Estrela".

Algo parecido acontece com Lady Gaga. Entre comédias e musicais, a diva pop - que está louquinha para consagrar-se como atriz - encara a forte concorrência de Olivia Colman, que está excelente em A Favorita, e Emily Blunt, que concorre com um musical mais tradicional e que traz consigo o legado de um ícone do gênero: Mary Poppins.

Uma batalha bem menos complicada acontece entre as indicadas por drama. Nem Glenn Close (A Esposa), Nicole Kidman (Destroyer) ou Melissa McCarthy (Can You Ever Forgive Me?) parecem ameaçar a conquista de Gaga, já que seus filmes não chegaram nem perto do impacto alcançado por Nasce uma Estrela.

Será que o plano dará certo?

O problema foi que, pelo menos no que se refere ao principal prêmio da noite, o tiro pode ter saído pela culatra, já que os dois filmes se enfrentam cabeça a cabeça.

Isso sem falar na possibilidade de os dois morrerem na praia, mesmo que com estatuetas para suas principais estrelas.

Mas isso nós só saberemos assistindo à próxima edição do Globo de Ouro, que será transmitida hoje para o Brasil a partir das 22h no canal TNT. Também será possível acompanhar o evento (em inglês) pela conta oficial da premiação no Twitter e Facebook.