POLÍTICA
02/01/2019 09:39 -02 | Atualizado 02/01/2019 09:50 -02

Em primeiro dia de governo, Bolsonaro se encontra com líderes estrangeiros

Presidente se reúne com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

SERGIO LIMA via Getty Images
Bolsonaro e o novo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O primeiro dia após a posse de Jair Bolsonaro prevê uma programação intensa, com encontros com líderes estrangeiros e posses de ministros nesta quarta-feira (2).

Pela manhã, Bolsonaro se dedica à política externa e fará reuniões com presidentes, chanceleres e representantes de governos. Entre os encontros mais importantes, estão o com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e, na sequência, com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Participam das reuniões o novo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Ainda estão marcadas reuniões com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, e o vice-presidente do Parlamento da China, Ji Bingxuan.

Durante o dia, Bolsonaro também vai participar das cerimônias de transmissão dos ministros Onyx Lorenzoni, na Casa Civil, Gustavo Bebianno, na Secretaria-Geral da Presidência, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, na Secretaria de Governo e general Augusto Heleno, da Segurança Institucional. No final do dia, ele também deve comparecer à transmissão do cargo do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

Venezuela, Nicarágua e Cuba

Na conversa com Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano, Bolsonaro deve falar sobre uma maior aproximação nas relações entre os dois países, além de discutir as situações de Venezuela, Nicarágua e Cuba. Segundo a Agência Brasil, EUA, Chile e Israel devem ser os primeiros países visitados pelo presidente.

Na terca-feira (1º), Pompeo utilizou sua conta no Twitter para elogiar Bolsonaro e destacou a relevância do Brasil no cenário internacional. "Desejando ao recém-empossado presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, calorosas felicitações do povo dos Estados Unidos", escreveu o secretário.

O presidente americano, Donald Trump, também parabenizou, na terça, Bolsonaro por seu discurso. "Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um ótimo discurso de posse. Os EUA estão com você!", escreveu Trump no Twitter.

Já o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, conversará com Bolsonaro sobre as comunidades portuguesa e brasileira nos dois países e as relações da União Europeia, Mercosul e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Não há CPLP sem o Brasil. O Brasil é uma potência mundial, é um país líder do Mercosul, tem um peso fundamental no universo latino-americano", disse Rebelo de Sousa, em Brasília, segundo a Agência Brasil.

*Com informações da Agência Brasil.