COMIDA
01/01/2019 04:00 -02

6 alimentos e bebidas que ajudam a curar a ressaca de Ano Novo

Se você bebeu como não houvesse amanhã - e este dia chegou -, é hora de tentar remediar a situação.

Chegou o Ano Novo. E, com ele, a terrível ressaca.

Se você aproveitou a noite de Réveillon como se não houvesse amanhã e este amanhã chegou, é hora de remediar a situação - ou, ao menos amenizá-la. Alguns alimentos ajudam a diminuir os sintomas da ressaca, como a dor de cabeça, náusea, cansaço e irritabilidade.

Antes de listá-los, é preciso lembrar que todos eles devem ser acompanhados de muita água, uma vez que o álcool é diurético e ele causa desidratação quando consumido em excesso. Muitos dos sintomas da ressaca são causados pela desidratação.

Além de se hidratar, estes alimentos também podem ajudar:

1. Ovo

Getty Creative

Ovo não é agressivo ao seu estômago e contém uma boa quantidade de cistina, substância que ajuda o corpo a se livrar dos restos de toxinas do álcool, como amônia. Ao mesmo tempo, a gema contém diversos nutrientes essenciais, como cálcio, vitamina D, entre outros. Após uma bebedeira, o corpo também perde vitaminas B e, veja só, um ovo tem 33% da quantidade diária da vitamina B12.

2. Banana e pretzel

Parece uma combinação estranha, mas ela também é ótima para ressaca. Banana é rica em potássio e pretzel é rico em sal. "Tanto o sal como o potássio são eletrólitos, que retêm a água para diminuir a desidratação", disse a nutricionista americana Alyssa Cellini ao Medical Daily. "A ingestão de eletrólitos naturais que também vêm com carboidratos (que se acabam durante a tentativa de desintoxicação do fígado) ajudará você a se sentir melhor."

Cellini lembra que fontes alternativas de eletrólitos são alimentos que também contêm sal e potássio.

3. Sprite

anna1311 via Getty Images

Em 2013, um estudo publicado na revista científica Food and Function revelou que beber Sprite ajuda o corpo a metabolizar o álcool, acelerando a capacidade de processar aldeído desidrogenase (ALDH), que cientistas acreditam ser o culpado pelos sintomas da ressaca. Por outro lado, o estudo indicou que beber chá de ervas pode retardar o processo de ALDH, o que significa que estes chás podem prolongar a ressaca.

4. Batata doce

O excesso de álcool pode alterar os níveis de açúcar no sangue, o que significa que é importante consumir mais carboidratos no dia seguinte. A batata doce entra como aliada porque ela, além de ser um carboidrato não refinado (não dá pico de insulina no sangue), é excelente fonte de fibra, potássio, betacaroteno e vitaminas B.

5. Aspargo

grafvision via Getty Images

Os aminoácidos presentes no aspargo ajudam a agilizar o corpo a se recuperar dos efeitos do álcool em excesso, além de proteger as células do nosso fígado.

6. Avocado (ou abacate)

Exagerar na bebida pode diminuir drasticamente seus níveis de potássio e outros nutrientes. E o avocado, ou o nosso abacate, é rico em potássio, vitamina B6, betacaroteno e gorduras do bem. Ele também é rico em fibra, que ajuda a se livrar dos restos de álcool da noite anterior.

Mas cuidado com o café

A cafeína pode ajudar a te manter mais alerta e a combater a dor de cabeça, mas não exagere. O café é diurético e pode piorar a sua desidratação. Então consuma só uma xícara ou duas.

Por último, resista à vontade de comer doces

Karlevana via Getty Images

Basta a ressaca bater para você pensar nas comidas gordurosas ou açucaradas. Mas elas não são a solução, já que a ideia de curar a ressaca é repor os nutrientes que você perdeu durante e após a bebedeira. Bebidas açucaradas e doces podem piorar os níveis de açúcar no sangue. Em vez disso, coma uma salada de frutas com iogurte ou um smoothie.

Boa sorte!