ENTRETENIMENTO
26/12/2018 17:54 -02 | Atualizado 26/12/2018 17:59 -02

'Verão de Cinema': SP terá sessões gratuitas de filmes italianos contemporâneos

Quatro filmes celebrados pela crítica serão exibidos nos meses de janeiro e fevereiro no Instituto Italiano de Cultura.

Divulgação/Pandora Filmes
Cena de 'Estranhos Normais', comédia dramática que integra o 'Verão de Cinema'.

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promoverá exibições gratuitas filmes italianos contemporâneos nos primeiros meses de 2019.

Batizada de Verão de Cinema, a programação será realizada no casarão do IIC, na Avenida Higienópolis, dias 17 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, quintas-feiras, sempre às 19h.

Organizado em colaboração com a Pandora Filmes e com a Pagu Pictures, o Verão de Cinema apresentará quatro longas-metragens badalados pela crítica especializada e também premiados em importantes festivais do gênero.

São eles: Estranhos Normais, de Gabriele Salvatores; O Fantasma da Sicília, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza; A Vida em Família, de Edoardo Winspeare; e Ciganos da Ciambra, que teve produção executiva de Martin Scorsese e foi premiado na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes 2018.

Veja a programação completa:

Estranhos Normais (Happy Family) - (2010, dir.: Gabriele Salvatores)

Sinopse: Ezio é um escritor que decide desenvolver o roteiro de um filme autoral. Mas não um filme comum. Na história dele, duas famílias se aproximam depois que dois jovens de 15 anos decidem se casar. No entanto, essas famílias são formadas por membros insanos que os noivos, com mães neuróticas, pais irresponsáveis e avós malucas. Além disso, os cachorros dessa história se apaixonam. Sessão dia 15 de janeiro, às 19h.

O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Stories) - (2017, dir.: Fabio Grassadonia e Antonio Piazza)

Sinopse: Aos 13 anos de idade, o corajoso Giuseppe desaparece nas mediações de uma misteriosa floresta localizada na pequena aldeia em que vive. Enquanto todos se conformam sobre o ocorrido, a pequena Luna se dispõe a enfrentar todos os perigos a fim de resgatar seu melhor amigo. Sessão dia 31 de janeiro, às 19h.

A Vida em Família (La Vita in Comune) - (2017, dir.: Edoardo Winspeare)

Sinopse: Desiludido com seu ofício, Filippo Pisanell, prefeito da pacata cidade de Disperata tem apenas uma alegria na sua rotina: ler poesia para detentos da região. Na prisão ele conhece Pati, um criminoso que encontra na literatura um novo sentido para sua vida. Após este feliz encontro, Pati recorre ao ao papa para convencer seu irmão Angiolino a também largar o mundo do crime. Sessão dia 7 de fevereiro, às 19h.

Ciganos da Ciambra (A Ciambra) - (2017, dir.: Jonas Carpignano)

Sinopse: Membro de uma família de ciganos em Ciambra, uma comunidade pobre da Calábria, na Itália, Pio vive os arroubos de seus 14 anos rodeado pelos italianos locais, os ciganos Romani, a máfia e também pelos novos refugiados africanos. Ele tem no irmão mais velho, Cosimo seu grande referencial. Quando este some, Pio vê a chance de finalmente provar para a família que é um homem crescido. Sessão dia 14 de fevereiro, às 19h.