MUNDO
25/12/2018 15:42 -02 | Atualizado 25/12/2018 15:43 -02

A vigília de Natal que confortou os sobreviventes do tsunami na Indonésia

O tsunami deixou 429 mortos e 1.459 feridos.

ASSOCIATED PRESS
O tsunami deixou 429 mortos e 1.459 feridos.

Foi um Natal de resignação para a comunidade de Carita, uma cidade na costa da Indonésia.

A população sofreu com o tsunami ocorrido no último sábado (22), que matou mais de 400 pessoas, deixou 1400 feridos e outros 150 desaparecidos.

O tsunami devastou a costa ocidental da região de Java e muitos moradores abandonaram a área por medo de novos desastres. Foram destruídas 882 casas, 73 hotéis, vilas e edifícios localizados no litoral.

De acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, 16.082 pessoas foram deslocadas da região.

Em vez de realizar festividades e trocar presentes, o pastor Rusman Anita Sitorus liderou uma vigília emocionante em uma missa na pequena igreja do local.

"Estávamos planejando realizar uma celebração de Natal todos os anos, mas este ano é diferente devido ao tsunami", disse Sitorus à Reuters. Os moradores acenderam velas e rezaram pelas vítimas do desastre.

"Geralmente comemoramos com alegria e festividades, mas com o tsunami, só podemos orar humildemente e não temos energia para celebrar muito o Natal deste ano", acrescentou o pastor.

Muitas nuvens espessas e cinzas ainda permanecem na região. Milhares de moradores tiveram que se mudar para lugares mais altos, e as autoridades estenderam o alerta de emergência para até quarta-feira (26).

ASSOCIATED PRESS
ASSOCIATED PRESS

Buscas

As buscas se estendem por terra e mar entre as ilhas de Java e Sumatra, já que muitas vítimas podem ter sido arrastadas pelas ondas. "Os navios que procuram as vítimas já recuperaram vários corpos no mar", disse Sutopo.

Mais de 2 mil soldados e policiais, além de pessoal do escritório de busca e salvamento e do escritório da agência de gestão de desastres participaram de uma operação de socorro emergencial.

ASSOCIATED PRESS
ASSOCIATED PRESS
ASSOCIATED PRESS
ASSOCIATED PRESS

Vulcão

O tsunami foi desencadeado após erupção do vulcão Anak Krakatau, na região costeira da Indonésia.

A área do vulcão Anak Krakatau está cercada de estâncias turísticas, uma zona industrial, uma movimentada faixa de navegação e algumas áreas residenciais. No sábado, ondas de 4 a 5 metros atingiram a costa.

Anak Krakatau é um dos 129 vulcões ativos no país, que é formado por uma vasta aglomeração de arquipélagos e abriga 17,5 mil ilhas.

A Indonésia é situada em uma zona propensa ao terremoto chamado Anel de Fogo do Pacífico.

ASSOCIATED PRESS
ASSOCIATED PRESS
Bloomberg via Getty Images