ENTRETENIMENTO
21/12/2018 19:49 -02 | Atualizado 21/12/2018 20:07 -02

A capa histórica da Vogue México com Yalitza Aparicio, revelação do filme 'Roma'

"Certos estereótipos estão sendo quebrados..."

Presley Ann via Getty Images
Yalitza Aparicio na première de 'Roma' em Los Angeles, nos EUA.

Estrela do filme Roma, do cineasta Alfonso Cuarón, Yalitza Aparicio estampa a capa da Vogue México do próximo mês de janeiro. Esta é a primeira vez que uma mulher de origem mixteca – um dos grupos nativos do país – ganha destaque na capa da publicação considerada a "bíblia da moda".

"Nasce uma estrela", diz a chamada da revista em espanhol e também no idioma nativo. No registro histórico, a protagonista do drama favorito ao Oscar de Filme Estrangeiro veste peças da nova coleção da grife Dior, inspirada na cultura das escaramuzas, as tradicionais amazonas mexicanas.

Nascida em Oaxaca, a atriz de 26 anos também protagoniza um editorial de moda no miolo da revista, assinado pelos badalados fotógrafos irmãos Santiago & Maurício.

Em um vídeo promocional publicado pela Vogue nas redes sociais, Yalitza conta um pouco de sua história antes de participar do teste para o filme indicado ao Globo de Ouro 2019, fala sobre o orgulho que tem de seus traços e local de origem e sublinha:

Certos estereótipos estão sendo quebrados de que apenas pessoas com um determinado perfil podem aspirar a estar em um filme ou estampar uma capa de revista.

Veja o depoimento abaixo (com áudio em espanhol e legendas em inglês):

A iniciativa da Vogue, que amplia a perspectiva sobre padrões de beleza vigentes, foi aplaudida pelos leitores nas redes sociais. "Que orgulho! Você é uma mulher linda que representa perfeitamente a mulher mexicana e toda a sua beleza", comentou uma leitora no perfil de Instagram da revista.

No Twitter, uma usuária comemorou:

"Vocês não sabem o quanto isso significa para as garotas de Oaxaca, como eu, finalmente vermos alguém assim nas capas de revistas que historicamente centralizam as latinas brancas. Estamos finalmente conseguindo representação. Nossas vozes estão sendo erguidas. Orgulho puro de Oaxaca ❤"

Em Roma, Yalitza Aparicio interpreta a empregada doméstica Cleo que, na década de 1970, vive um ano conturbado no âmbito pessoal e no trabalho na casa de uma família de classe média alta que vive no bairro que dá nome ao filme, situado na Cidade do México.

Com fotografia em preto e branco, a produção resgata as memórias de infância de Cuarón, que também é diretor do premiado E Sua Mãe e Também (2001) e Gravidade (2013), estrelado por Sandra Bullock, pelo qual ganhou o Oscar de Direção.

Primeiro colocado na lista de melhores filmes internacionais de 2018 deste HuffPost Brasil, Roma está disponível na Netflix.

Assista ao trailer no player abaixo: