NOTÍCIAS
21/12/2018 00:00 -02 | Atualizado 21/12/2018 08:14 -02

4 orientações para não perder o voo e transformar as férias em pesadelo

Agência Nacional de Aviação Civil instrui passageiros neste período de fim de ano.

ArtMassa via Getty Images
Preste atenção nas orientações da Anac para não estragar as férias.

Comprar a passagem, checar o melhor horário para o voo, reservar o hotel, arrumar as malas. Tudo isso faz parte dos preparativos de quem está ansioso para entrar o mais rápido possível no avião e chegar ao destino escolhido para a viagem de férias.

Há também uma série de recomendações que é preciso seguir para não transformar um período que seria de descanso e tranquilidade em um verdadeiro pesadelo.

Para evitar dores de cabeça e ter uma viagem sem "turbulências", a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem instruções importantes aos passageiros.

Preste atenção nos principais pontos reunidos pelo HuffPost Brasil, aperte os cintos, desligue os aparelhos celulares... E boa viagem!

Passageiro, atenção aos direitos e deveres!

via GIPHY

Os passageiros têm uma série de direitos garantidos por lei, mas precisam se atentar aos deveres antes de pensar em eventuais reclamações.

Segundo a Anac, "para evitar qualquer transtorno antes ou após a viagem, é importante que o passageiro saiba dos seus direitos e deveres e esteja atento às informações dispostas no contrato de transporte", vinculado na compra do bilhete.

Não perca a hora do seu voo

via GIPHY

Chegar mais cedo no aeroporto no dia da viagem é o "be-a-bá" de qualquer turista, iniciante ou não. Mas a Anac alerta que o tempo mínimo indicado varia de acordo com a companhia. É bom ficar de olho no cartão de embarque para não estragar seu descanso antes mesmo de ele começar. De todo, uma hora de antecedência para o check-in pessoal é o mínimo.

"É recomendável ainda que o passageiro observe no cartão de embarque o horário estipulado pela companhia aérea para se apresentar no aeroporto, pois essa recomendação pode variar conforme cada empresa, aeroporto de embarque e época do ano".

Ajuda digital

via GIPHY

Em períodos de grande movimentação nos terminais do País, em caso de dúvidas sobre voos, itens proibidos, viagem de crianças e adolescentes, documentação para embarque, entre outros, a Anac recomenda que o passageiro procure a companhia aérea para saná-las. Desde de novembro deste ano, o passageiro passou a poder sanar dúvidas por meio da ferramenta Passageiro Digital.

Trata-se de uma página temática voltada ao passageiro do transporte aéreo com o objetivo de oferecer um conteúdo simples e de acesso mais ágil, adaptado aos dispositivos móveis.

Check-in presencial ou online?

via GIPHY

A última dica da Anac é referente ao check-in e a emissão de seu cartão de embarque.

A agência alerta que o tempo para o procedimento do check-in presencial pode ser diferente nessa época do ano, que é mais movimentada.

"Não deixe para a última hora, pois o horário de fechamento do check-in presencial pode variar de uma companhia para outra e do tipo de voo, doméstico ou internacional." Também é a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do preenchimento do nome, quando houver algum erro.

Se você fez o check-in pela internet e precisa despachar bagagem, precisará se dirigir ao balcão da empresa aérea com antecedência em relação ao horário que consta no cartão de embarque.

Se você tem apenas bagagem de mão (e caso esta esteja de acordo com as regras), pode se dirigir diretamente ao portão de embarque com seu cartão de embarque em mãos, no horário marcado.