NOTÍCIAS
15/12/2018 16:32 -02 | Atualizado 15/12/2018 16:41 -02

Semifinais do Mundial de Clubes definidas: Real pega Kashima e River encara Al Ain

Japoneses bateram o Chivas Guadalajara, e time dos Emirados Árabes superou o Espérance, da Tunísia.

Suhaib Salem / Reuters
Serginho, ex-jogador do Santos, comemora gol que levou Kashima às semifinais do Mundial.

As semifinais do Mundial de Clubes da Fifa estão definidas. Neste sábado (15), o Kashima Antlers, do Japão, venceu o Chivas Guadalajara, do México, por 3 a 2, e garantiu o direito de enfrentar o Real Madrid na próxima quarta-feira (19), às 14h30 (de Brasília).

No outro duelo do dia, o Al Ain, dos Emirados Árabes, que já havia despachado o Team Wellington, da Nova Zelândia, fez bonito e bateu o Espérance, da Tunísia, por 3 a 0. O resultado levou a equipe adiante para encarar o River Plate na terça-feira (18), também às 14h30.

Brasileiros em destaque

Etsuo Hara via Getty Images
Diretor do Kashima, Zico sorri após classificação japonesa.

Os destaques da equipe japonesa que cruzará com o poderoso Real Madrid são brasileiros, mas apenas um deles entra em campo: o meio-campista Serginho, que até bem pouco tempo era considerado um jogador promissor nas categorias de base do Santos.

O ex-atleta do time alvinegro marcou um gol em cobrança de pênalti e deu o passe para outro na vitória dos japoneses sobre os mexicanos.

O outro brazuca que representa o Kashima Antlers é o ex-jogador Zico, que hoje exerce cargo diretivo no clube.

O ídolo do Flamengo tem ligação afetiva com a equipe, pois a defendeu como atleta entre 1991 e 1994, abrindo as portas do futebol brasileiro no país oriental.

Europa x América do Sul

Se tudo correr como de costume, a grande final do dia 22 de dezembro, no Zayed Sports City, reunirá o badalado Real Madrid, da Espanha, e o River Plate, da Argentina.

Em somente duas oportunidades o oponente dos europeus na decisão não foi sul-americano: Em 2010, ocasião em que o Internacional foi derrotado pelo Mazembe, do Congo, e viu o time africano ser vice-campeão diante da Internazionale de Milão, e em 2013, quando o Atlético Mineiro deu vexame diante do Raja Casablanca, do Marrocos, e ficou fora da decisão contra o Bayern de Munique.

Desde os tempos em que o torneio era disputado em um formato diferente, reunindo somente o campeão da Libertadores e o campeão europeu, já foram organizados 57 Mundiais, e a vantagem europeia é latente: 31 a 26, com 5 taças levantadas pelo Real Madrid e uma pelo River Plate.

Será que em 2018 alguém terá força suficiente para colocar um fim na hegemonia europeia? Confira a partir desta quarta-feira nos canais Fox Sports e Sportv, que já anunciaram a transmissão de todos os jogos do torneio.

Confira abaixo a tabela de jogos do Mundial da Fifa.

Primeira fase

Quarta-feira (12) - 13h30 (horário de Brasília)

Al Ain 3 x 3 Team Wellington (4 a 3 nos pênaltis)

Quartas de final

Sábado (15) - 11 horas

Kashima Antlers 3 x 2 Chivas Guadalajara

Sábado (15) - 14h30

Espérance 0 x 3 Al Ain

Semifinal 1

Terça (18) - 14h30

River Plate x Al Ain

Semifinal 2

Quarta (19) - 14h30

Kashima Antlers x Real Madrid

Disputa 3º e 4º lugar

Sábado (22) - 11h30

Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2

Final

Sábado (22) - 14h30

Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2