NOTÍCIAS
15/12/2018 01:00 -02 | Atualizado 15/12/2018 10:08 -02

Natal no futebol: Os presentes dos principais times do Brasil para 2019

O que será que o Papai Noel está preparando para ajudar algumas das maiores equipes do País no ano que vem?

Rodolfo Buhrer / Reuters
Atlético Paranaense, que agora é Athletico Paranaense (com 'h' e sem acento) aposentou emblema antigo do clube com presente antecipado de Natal: Título da Copa Sul-Americana.

A temporada 2018 do futebol em âmbito nacional terminou com o Palmeiras levantando a taça do Campeonato Brasileiro, o Atlético Paranaense trocando a grafia do nome, o escudo na camisa e conquistando seu primeiro título internacional, o Corinthians anunciando a troca de treinador, o Flamengo com novo presidente e o Santos exatamente da mesma forma como começou — todo bagunçado.

E o que será que estes clubes ganharão do Papai Noel neste Natal para ter um ano de 2019 mais feliz? Após uma minuciosa consulta nos principais sites e jornais esportivos do País (Lancenet, Gazeta Esportiva, Uol Esportes, Diário do Peixe etc), elencamos a seguir o que os torcedores dos grandes times brasileiros podem esperar receber do bom velhinho.

O Atlético Paranaense anunciou a mudança do escudo do clube e da grafia do nome — agora se escreve Athletico Paranaense, com 'h' e sem acento — às vésperas da decisão da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia.

Reprodução/Twitter
Símbolo novo (à esquerda) gerou memes na internet.

Ainda com a camisa 'velha', mas com o nome novo, o Furacão (ou seria Fhuracão?) ganhou seu presente de Natal antecipado, ao superar os colombianos nos pênaltis e, diante de mais de 40 mil torcedores, conquistar o primeiro título internacional da História do clube na Arena da Baixada.

A taça, que garantiu ao clube o direito de disputar a Recopa contra o River Plate, campeão da Libertadores, colocou em segundo plano a enxurrada de memes que invadiu a internet por conta do novo distintivo do clube:

Se o Athletico Paranaense virou piada, mas já recebeu o presente de Natal antecipado, outros clubes ainda esperam por uma boa surpresa em 2019.

O Corinthians, por exemplo, apresentou ao torcedor o primeiro presente: Fábio Carille, técnico que comandou a equipe na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 2017 e que estava trabalhando nos Emirados Árabes.

Paulo Whitaker / Reuters
Luan, do Atlético Mineiro, está na mira do Corinthians.

O corintiano, agora, quer saber quem chegará para reforçar o limitado elenco alvinegro. Entre os "presentes de Natal" mais comentados estão Thiago Neves, meia do Cruzeiro, e Luan, atacante que também atua no futebol mineiro, mas no Atlético.

Ramiro, destaque do Grêmio, tricampeão da América em 2017, já chegou para reforçar o meio-campo alvinegro e é uma das boas novidades para a Fiel nessa época natalina.

Os 3 principais rivais corintianos em São Paulo também têm uma lista preparadinha para o Natal e esperam dar aos seus torcedores bons presentes antes da noite do dia 24. O Palmeiras, campeão brasileiro, cogita a volta de Keno, queridinho da torcida, mas vê no ex-cruzeirense Ricardo Goulart, de saída da China, o nome ideal para reforçar o já estrelado elenco.

No São Paulo, a ordem é trabalhar quieto para não atrapalhar as negociações, mas um dos nomes que vêm sendo trabalhados pela diretoria é o do lateral-direito Victor Ferraz, do Santos. Para tirar o capitão da equipe rival da Vila Belmiro, a intenção é oferecer o atacante colombiano Trellez, que já chegou a interessar ao time santista em outra oportunidade.

Marcelo Endelli via Getty Images
Victor Ferraz está na mira do São Paulo e pode abandonar o posto de capitão do Santos em 2019.

O Santos, por sua vez, quer arrumar a casa bem do início, e isso parte da chegada de um novo treinador. Jorge Sampaoli, que comandou a Argentina na Copa da Rússia, é o favorito para substituir Cuca, que se desligou temporariamente do futebol por um problema no coração.

O treinador argentino tem um "aceite" com o Santos, segundo a diretoria, e é esperado nesse fim de semana para acertar os últimos detalhes e acertar contrato.

Times do Rio de Janeiro

Os principais times do Rio de Janeiro estão no mercado para retomar a ponta no futebol brasileiro, desde 2015 nas mãos dos paulistas — pelo menos no Campeonato Brasileiro. Para isso, o Flamengo superou a concorrência do Santos e fechou com o técnico Abel Braga. Agora, a intenção dos dirigentes é dar de presente de Natal ao torcedor o artilheiro do último Brasileirão: Gabigol, que não permaneceu no Santos e voltou para a Inter de Milão.

Alexandre Loureiro via Getty Images
Gabigol é o presente de Natal dos sonhos da nova diretoria do Flamengo.

O Vasco da Gama, que escapou por pouco do rebaixamento para a Série B, chegou a pensar em trocar de treinador, mas resolveu manter Alberto Valentim no comando. O planejamento para 2019 passa pela chegada de novos atletas, e os nomes mais comentados em São Januário até o momento são os de Jhonny Lucas, volante do Paraná Clube, e do experiente meia Bruno César.

O Fluminense costura uma troca com o Corinthians para ter em seu elenco o meia Marquinhos Gabriel e o lateral Moisés, que seriam trocados por Sornoza. O Botafogo, por sua vez, comemora a permanência de Erik, que teve seu empréstimo junto ao Palmeiras renovado.

Times do Rio Grande do Sul

Apesar de terem fechado 2018 sem um título de expressão, Grêmio e Internacional, principais representantes do futebol gaúcho no País, têm motivos para esperar um bom presente de Natal e uma temporada 2019 ainda melhor.

Ambos estão classificados para a próxima edição da Libertadores da América e entrarão diretamente na fase de grupos, sem a necessidade de disputar a cansativa e perigosa Pré-Libertadores — São Paulo e Atlético Mineiro serão os representantes do País nessa fase.

De olho em um bom desempenho e, quem sabe, no tetra continental, o Grêmio quer superar a forte concorrência e fechar com Thiago Neves antes do Natal. O meia do Cruzeiro também interessa a Flamengo, Santos e Corinthians para o ano que vem.

Jean Catuffe via Getty Images
Em baixa no Amiens, Ganso está bem cotado no Internacional.

O Internacional, por sua vez, pode repatriar, de uma só vez, 2 jogadores que já foram rotulados como craques: Alexandre Pato, que está no futebol chinês, e Paulo Henrique Ganso, encostado no modesto Amiens, da França, mas que pertence ao espanhol Sevilla.

O primeiro chegaria para suprir a possível saída de Leandro Damião, que não teve seu contrato renovado, e o segundo para substituir D'Alessandro, que já não reúne mais as condições ideais para comandar a armação de jogadas do Colorado.

Times de Minas Gerais

Fechando a lista de clubes que esperam bons presentes do Papai Noel, aparecem os 2 principais times do futebol mineiro. O Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil, corre sério risco de perder Thiago Neves, mas, em contrapartida, pode ganhar um atacante de peso: Bruno Henrique.

Fred Lee via Getty Images
Diego Tardellii pode sair do futebol chinês em 2019.

O jogador é considerado moeda de troca no Santos e pode chegar para assumir a titularidade do ataque celeste ao lado de Sassá. O problema é que o Flamengo também está de olho no atleta e tem maior poderio financeiro para convencer o Peixe.

No Atlético Mineiro, a intenção é dar ao técnico Levir Culpi reforços de peso para a disputa da fase preliminar da Libertadores da América já em fevereiro.

Um dos nomes que puxam a fila é o de Clayson, do Corinthians, que poderia ser envolvido na troca por Luan. O Galo também está de olho em Diego Tardelli, ídolo da torcida que está querendo deixar a China para retornar ao futebol brasileiro.

E você, torcedor? Qual presente de Natal quer para o seu clube de coração? Deixe aí nos comentários e torça para seu pedido ser atendido.