13/12/2018 18:08 -02 | Atualizado 13/12/2018 21:57 -02

Celebre o fim de ano com sua própria cerveja

Não é preciso ter uma grande infraestrutura para colocar a mão na massa e fazer sua própria cerveja.

Eisenbahn
Celebre o fim de ano com sua própria cerveja

Nos últimos anos, as cervejas artesanais definitivamente caíram no gosto dos brasileiros. As evidências estão nas cervejarias que proliferam nas ruas, na diversidade de rótulos nas prateleiras dos supermercados e nos estabelecimentos tradicionais, que ampliaram o número de marcas nos cardápios. Com essa tendência, Eisenbahn, uma das primeiras cervejas artesanais do país, resolveu dar um passo adiante e empoderar seus consumidores.

A cervejaria lançou em parceria com a loja Lamas Brew Shop o kit "Mestre Cervejeiro", que mostra a iniciantes no mundo das artesanais que não é preciso ter uma grande infraestrutura para colocar a mão na massa e fazer sua própria cerveja. Na cozinha de casa, qualquer pessoa pode exercitar sua criatividade, elaborar e experimentar suas receitas. O kit conta com todos os equipamentos e insumos necessários para fazer uma SESSION IPA, além de um guia simples que ilustra como fazer a receita.

A ação está alinhada com a proposta do programa "Eisenbahn Mestre Cervejeiro", em que os competidores têm que fazer suas receitas para submetê-las à análise dos jurados. Anne Galdino, a vencedora desta edição do reality show, também entrou na brincadeira e presenteou a apresentadora Titi Muller com um kit, para que ela elabore sua primeira Session IPA.

Eisenbahn
Celebre o fim de ano com sua própria cerveja

O lançamento inclusive já está fazendo a cabeça de leigos e conhecedores deste segmento Neste amigo secreto promovido pela Eisenbahn, especialistas presentearam dez "leigos" com o kit incentivando-os a dar seus primeiros passos na criação de cervejas de sua autoria, trazendo assim todos a bordo desse universo de experimentação, não apenas por meio do consumo, mas também da produção da cerveja.

E com a chegada do fim de ano, tanto a cerveja quanto o kit podem se converter em presentes originais para confraternizações de trabalho, amigos secretos e até para o brinde na noite do dia 24. Para os apreciadores de uma boa cerveja, aquele rótulo especial de Session IPA, Pale Ale podem ser um verdadeiro coringa nessa época do ano.

De acordo com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), o mercado de cervejas "mainstream" tem caído nos últimos anos, enquanto o consumo das artesanais segue em sentido oposto. O país, que contava com pouco mais de 300 cervejarias em 2014, viu esse número quase triplicar em 2018, chegando a 835 estabelecimentos. A Eisenbahn é uma das pioneiras no segmento das artesanais e está no mercado desde 2002. A marca de cervejas nascida em Santa Catarina conta com dez rótulos disponíveis para todos os gostos, além de edições especiais e sazonais. Suas cervejas já ganharam mais de cem prêmios, o que reitera a força da Eisenbahn neste segmento.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos (foram 14 bilhões de litros produzidos em 2016 no Brasil), segundo dados fornecidos pelo governo federal. Isso representa um consumo per capita de cerca de 60,7 litros ao ano, cada vez mais alavancado pelas artesanais. E a Eisenbahn faz parte dessa mudança de cultura.