NOTÍCIAS
12/12/2018 06:00 -02 | Atualizado 12/12/2018 16:22 -02

Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quarta com Real Madrid favorito

Atual tricampeão europeu tem Luka Modric como arma na briga.

Soccrates Images via Getty Images
Melhor jogador do mundo em 2018, Luka Modric é arma do Real pelo título.

O Mundial da Fifa, principal torneio entre clubes de futebol do planeta, começará nesta quarta-feira (12), com a partida entre o Al Ain, dos Emirados Árabes, e o Team Wellington, da Nova Zelândia. Mas a grande expectativa do público é para ver o Real Madrid, tricampeão europeu, em ação.

O time de Courtois, Marcelo, Vinícius Júnior, Casemiro, Luka Modric e companhia estreará na fase semifinal da competição, dia 19 de dezembro, quando somente 4 dos 7 times classificados para o torneio estarão na disputa pelo título.

O desafio dos galácticos espanhóis será contra o Kashima Antlers, do Japão, que tem o brasileiro Zico como diretor-técnico, ou diante do Chivas Guadalajara, do México, que se enfrentarão nas quartas de final da competição.

Outro que estreará somente nas semifinais, mas no dia 18, será o River Plate, que no último domingo (9) sagrou-se campeão da Libertadores da América em cima do arquirrival Boca Juniors, em uma final que, ironicamente, foi disputada no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid.

Para chegar à decisão, o time argentino aguardará o vencedor do duelo que será disputado entre o Espérance, da Tunísia e o ganhador do jogo inaugural da competição, entre Al Ain e Team Wellington.

Matthew Ashton - AMA via Getty Images
Campeão da Libertadores, terá o River Plate forças para derrotar o poderoso Real Madrid?

Europa x América do Sul

Se tudo correr como de costume, a grande final do dia 22 de dezembro, no Zayed Sports City, reunirá o badalado Real Madrid, da Espanha, e o River Plate, da Argentina.

Em somente duas oportunidades o oponente dos europeus na decisão não foi sul-americano: Em 2010, ocasião em que o Internacional foi derrotado pelo Mazembe, do Congo, e viu o time africano ser vice-campeão diante da Internazionale de Milão, e em 2013, quando o Atlético Mineiro deu vexame diante do Raja Casablanca, do Marrocos, e ficou fora da decisão contra o Bayern de Munique.

Desde os tempos em que o torneio era disputado em um formato diferente, reunindo somente o campeão da Libertadores e o campeão europeu, já foram organizados 57 Mundiais, e a vantagem europeia é latente: 31 a 26, com 5 taças levantadas pelo Real Madrid e uma pelo River Plate.

Será que em 2018 alguém terá força suficiente para colocar um fim na hegemonia europeia? Confira a partir desta quarta-feira nos canais Fox Sports e Sportv, que já anunciaram a transmissão de todos os jogos do torneio.

Confira abaixo a tabela completa de jogos do Mundial da Fifa.

Primeira fase

Quarta-feira (12) - 13h30 (horário de Brasília)

Al Ain x Team Wellington

Quartas de final

Sábado (15) - 11 horas

Kashima Antlers x Chivas Guadalajara

Sábado (15) - 14h30

Espérance x Al Ain

Semifinal 1

Terça (18) - 14h30

River Plate x Espérance ou Al Ain

Semifinal 2

Quarta (19) - 14h30

Kashima Antlers ou Chivas Guadalajara x Real Madrid

Disputa 3º e 4º lugar

Sábado (22) - 11h30

Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2

Final

Sábado (22) - 14h30

Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2