NOTÍCIAS
12/12/2018 16:43 -02 | Atualizado 12/12/2018 16:46 -02

Mundial de Clubes da Fifa: Abertura tem chuva de gols, VAR, decisão por pênaltis e herói brasileiro

Al Ain, dos Emirados Árabes, se classificou para as quartas de final ao superar o Team Wellington, da Nova Zelândia.

David Ramos - FIFA via Getty Images
Comemora, Al Ain: Vitória nos pênaltis leva time dos Emirados às quartas do Mundial

O Mundial de Clubes da Fifa começou nesta quarta-feira (12) do jeito que o amante do futebol gosta: com gols, polêmica, emoção e um brasileiro como herói do jogo que acabou com a classificação do Al Ain, dos Emirados Árabes, para as quartas de final da competição.

Caio, jogador revelado nas categorias de base do São Paulo, mas que não teve chances na equipe profissional do Tricolor do Morumbi, foi o autor do gol que decretou a vitória de sua equipe na decisão por pênaltis (4 a 3) sobre o Team Wellington, da Nova Zelândia, após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar e na prorrogação.

O jogo começou de forma surpreendente e com a equipe da Oceania, que é semi-profissional - boa parte de seus jogadores trabalha em outras profissões e se dedica ao futebol apenas à noite -, abrindo 3 a 0 no placar, com direito a um golaço do argentino Barcia.

A reação do Al Ain começou no minuto final do primeiro tempo, mas, antes do gol que levou a partida para o intervalo com o placar parcial de 3 a 1 para o time da Nova Zelândia, o VAR entrou em ação e anulou um tento legítimo da equipe dos Emirados Árabes, ao flagrar uma falta na origem da jogada.

Os donos da casa seguiram pressionando na busca pelo empate e conseguiram no minuto final do tempo regulamentar, com o sueco Marcus Berg, que disputou a Copa do Mundo da Rússia no meio do ano pela seleção de seu país.

Brasileiro e goleiro heróis

Andrew Boyers / Reuters
Goleiro do Al Ain é carregado nos braços após classificação nos pênaltis.

Depois de uma prorrogação arrastada devido ao cansaço das duas equipes e um cartão vermelho dado a um jogador do Al Ain por falta violenta, veio a decisão por pênaltis. E um brasileiro acabou deixando a disputa como herói.

Caio, revelado nas categorias de base do São Paulo, efetuou a última cobrança de sua equipe e colocou o Al Ain em vantagem na disputa: 4 a 3. Faltava, no entanto, o erro do Team Wellington para a consagração. E ele veio, com o goleiro Khalid Eisa defendendo a segunda cobrança dos rivais e assegurando a classificação.

O próximo compromisso do Al Ain será no sábado (15), às 14h30, diante do Espérance, da Tunísia. O vencedor deste duelo terá pela frente o River Plate, da Argentina, nas semifinais da competição

Europa x América do Sul

Se tudo correr como de costume, a grande final do dia 22 de dezembro, no Zayed Sports City, reunirá o badalado Real Madrid, da Espanha, e o River Plate, da Argentina.

Em somente duas oportunidades o oponente dos europeus na decisão não foi sul-americano: Em 2010, ocasião em que o Internacional foi derrotado pelo Mazembe, do Congo, e viu o time africano ser vice-campeão diante da Internazionale de Milão, e em 2013, quando o Atlético Mineiro deu vexame diante do Raja Casablanca, do Marrocos, e ficou fora da decisão contra o Bayern de Munique.

Desde os tempos em que o torneio era disputado em um formato diferente, reunindo somente o campeão da Libertadores e o campeão europeu, já foram organizados 57 Mundiais, e a vantagem europeia é latente: 31 a 26, com 5 taças levantadas pelo Real Madrid e uma pelo River Plate.

Será que em 2018 alguém terá força suficiente para colocar um fim na hegemonia europeia? Confira a partir desta quarta-feira nos canais Fox Sports e Sportv, que já anunciaram a transmissão de todos os jogos do torneio.

Confira abaixo a tabela completa de jogos do Mundial da Fifa.

Primeira fase

Quarta-feira (12) - 13h30 (horário de Brasília)

Al Ain 3 x 3 Team Wellington (4 a 3 nos pênaltis)

Quartas de final

Sábado (15) - 11 horas

Kashima Antlers x Chivas Guadalajara

Sábado (15) - 14h30

Espérance x Al Ain

Semifinal 1

Terça (18) - 14h30

River Plate x Espérance ou Al Ain

Semifinal 2

Quarta (19) - 14h30

Kashima Antlers ou Chivas Guadalajara x Real Madrid

Disputa 3º e 4º lugar

Sábado (22) - 11h30

Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2

Final

Sábado (22) - 14h30

Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2