COMIDA
10/12/2018 11:59 -02 | Atualizado 14/12/2018 20:01 -02

Nunca peça café ou chá durante o voo, recomenda estudo americano

Pesquisa confirmou que não é seguro pedir bebidas quentes em um avião.

James Lauritz via Getty Images
Cerca de onze companhias aéreas dos Estados Unidos foram consultadas sobre o valor nutricional de seus lanches servidos a bordo e questionadas sobre a higienização dos tanques de água.

Vira e mexe aparece um depoimento ou outro de comissários de bordo que avisam que não é uma boa ideia pedir bebidas quentes durante um voo. Agora, um estudo conduzido pelo NYC Food Policy Center, da Hunter College da City University of New York, confirmou que realmente não é seguro pedir nosso confortante café em um avião. O motivo? O tanque de água (utilizado tanto nas bebidas quentes, quanto na pia do banheiro) não é limpo como deveria.

Em entrevista ao New York Post, o professor de nutrição e diretor executivo do Food Policy Center, Charles Platkin, afirmou que, quando os aviões pousam nos aeroportos, os tanques que armazenam a água não são esvaziados e higienizados como deveriam ser, porque não há tempo. Em vez disso, o tanque de água só é preenchido com o restante a cada uso. "O que quer que esteja no fundo, permanece lá", acrescentou.

Cerca de onze companhias aéreas dos Estados Unidos foram consultadas sobre o valor nutricional de seus lanches servidos a bordo e questionadas sobre a higienização dos tanques de água. O teste também verificou se há contaminação da água servida a bordo.

"Eles mal limpam os aviões, na minha opinião", disse Charles. "Tenho certeza de que a água não é uma prioridade para elas."

"É, provavelmente, melhor evitar beber água da torneira do avião, o que significa também ficar longe do café e do chá", conclui o estudo.

O estudo foi apoiado pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental), que recentemente descobriu que um em cada 8 aviões dos Estados Unidos não atendem os padrões de segurança para o uso da água. Em testes, amostras da água de 12% dos aviões comerciais apresentaram vestígios de coliformes fecais.

Isso significa que a água com que você lava as mãos em um banheiro de avião e a água quente de seu chá ou café podem conter algum tipo de bactéria fecal.

A Associação que representa parte das companhias aéreas americanas informou que elas trabalham em colaboração com a Environmental Protection Agency para garantir que a água seja segura. "Seguimos rigorosos requisitos de amostragem e gerenciamento", disse em comunicado.