ENTRETENIMENTO
10/12/2018 11:55 -02 | Atualizado 10/12/2018 12:04 -02

Doodle do Google celebra aniversário de Clarice Lispector

Escritora completaria 98 anos nesta segunda-feira (10).

Divulgação/Google
Nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, Clarice deixou seu nome marcado na história da literatura brasileira.

Clarice Lispector ganhou uma homenagem do doodle do Google nesta segunda-feira (10), data que marca os 98 anos de seu nascimento. A ilustração na popular caixa de buscas é especial pois é assinada pela designer Mariana Valente, neta de Clarice.

Feita a partir do método de colagem, a ilustração destaca o rosto de Clarice em meio a recortes de livros e imagens relacionadas ao Brasil e à Ucrânia, local onde a escritora nasceu em 1920.

"Digitalizei algumas imagens e texturas e tive a ideia de mostrar ela saindo com a família lá da Ucrânia e chegando ao Brasil, começando a trabalhar como jornalista, e depois se direcionando para o próprio trabalho de escrita", conta Mariana.

A designer também acrescentou à ilustração um selo do Jardim Botânico, local que Clarice gostava de frequentar no Rio de Janeiro. "Eu fico muito emocionada quando faço algum trabalho em sua homenagem", afirma Mariana, que não chegou a conhecer a avó escritora.

"Ela é uma grande inspiração para mim no trabalho com colagem, porque eu sinto que ela tem essa habilidade de ressignificar a palavra na própria palavra, assim como tento fazer com as imagens", completa.

Nome fundamental da literatura brasileira, Clarice Lispector é autora de obras celebradas ao redor do mundo, incluindo Perto do Coração Selvagem, Laços de Família, A Hora da Estrela e A Paixão Segundo G.H., que será adaptada para o cinema pelo diretor Luiz Fernando Carvalho (Lavoura Arcaica).

Ela morreu em 1997, aos 57 anos, em decorrência de um câncer no ovário.