NOTÍCIAS
18/12/2018 07:33 -02 | Atualizado 18/12/2018 07:35 -02

Revisão de fim de ano: 7 dicas para quem vai pegar a estrada

Vai viajar durante a folga natalina? Então preste atenção no que você não pode deixar de conferir antes de sair de casa.

Divulgação
Preste atenção nessas dicas se não quiser passar o Réveillon parado na estrada.

Viajar para curtir o Natal ou Réveillon na praia ou na tranquilidade de uma cidadezinha do interior é algo pelo que muitas pessoas anseiam durante o ano. Mas pegar a estrada sem tomar os devidos cuidados pode ter um preço alto. E estragar o Ano Novo antes mesmo de ele começar.

Para garantir uma viagem tranquila, há uma série de itens que o motorista precisa verificar obrigatoriamente no veículo. No ramo desde 1999, Douglas Quirino, proprietário da Injetronic Centro Automotivo, responsável pelo atendimento aos veículos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, conversou com o HuffPost Brasil e separou 7 dicas fundamentais na revisão do veículo para que você faça uma viagem segura ao pegar a estrada.

Dica 1

AntonioGuillem via Getty Images
Checagem do nível de fluídos, como óleo do motor, é essencial.

"Checar todos os níveis de reservatórios de fluidos do carro. Água, óleo do câmbio, do motor e da direção, quando houver."

Dica 2

Divulgação
Calibragem correta dá maior estabilidade e economiza combustível.

"Calibragem de pneus. Um carro com a calibragem dos pneus incorreta perde muita instabilidade e gasta mais combustível."

Dica 3

Divulgação
Correia dentada quebrada está entre os principais problemas em estradas.

"Verificar o prazo da correia dentada. É recomendável fazer um checkup a cada 10 mil quilômetros e substituir o item a cada 50 mil. Um grande número de veículos acaba precisando ser guinchado por quebrar a correia dentada, pois é um item que, muitas vezes, não damos a devida atenção."

Dica 4

Divulgação
Ventoinha com defeito pode causar pane no motor.

"Sistema de arrefecimento do motor. Verificar se está refrigerando direitinho. Se a água está com aditivo, se a ventoinha aciona quando necessário. Esse ponto também acaba ficando em segundo plano e pode dar dores de cabeça."

Dica 5

Gary Cameron / Reuters
Pode ser um carrão como esse da foto ou o modelo mais simples do mundo. Não importa. As luzes têm de estar funcionando 100%.

"Lâmpadas e sinalização. Luzes de seta, faróis, lanternas, luzes de neblina. Isso tudo, além de ajudar a visualizar corretamente as placas, evita multa e, principalmente, acidentes."

Dica 6

HuffPost Brasil
Não se esqueça de conferir se o carro tem combustível antes de colocá-lo na estrada.

"Nível de combustível. Pode parecer piada, mas muitos pegam a estrada com o nível baixo de combustível e acabam sofrendo pane seca. Ela é responsável por um número muito grande de remoções."

Dica 7

Divulgação
Respeitar os limites de velocidade pode salvar sua vida.

"Respeitar sinalização e limites de velocidade. Essa é a principal dica para cuidar do bem mais importante, que é a sua vida. Preste atenção nas sinalizações e na velocidade. Essa é a dica para ir e voltar bem do feriado de fim de ano."