POLÍTICA
06/12/2018 04:15 -02

Os perfis reais no Twitter dos futuros integrantes do governo Bolsonaro

Principal plataforma usada pelo presidente eleito traz armadilhas; Suposto perfil da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por exemplo, é fake.

Autoridades indicadas para integrar o futuro governo aderem ao estilo Bolsonaro e apostam no Twitter.
Montagem/Twitter/Governo da Transição
Autoridades indicadas para integrar o futuro governo aderem ao estilo Bolsonaro e apostam no Twitter.

Com anúncios de ministros feitos pelo Twitter, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, já deixou claro que a plataforma será um canal primordial de comunicação em seu governo. O recado foi entendido não só por aliados e membros do futuro gabinete, que têm usado mais a rede social - alguns até criaram perfis, como o chanceler indicado, Ernesto Araújo - , como por qualquer pessoa que busque informações sobre as movimentações do próximo governo.

O gabinete virtual, no entanto, traz armadilhas. Nesta quarta-feira (5), o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fez um alerta - também pelo Twitter - sobre um perfil falso atribuído ao general Augusto Heleno, futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Uma nota do jornal O Globo indicava que o perfil havia curtido uma publicação crítica ao ministro do STF Ricardo Lewandowski. Após o aviso de Flávio Bolsonaro, o jornal tirou a matéria do ar e o perfil foi suspenso do Twitter.

O suposto perfil do general contava com milhares de seguidores, alguns inclusive muito próximos ao núcleo do próximo governo, como outro filho do presidente eleito, Carlos Bolsonaro.

Outro perfil que pode gerar confusão é um atribuído à futura primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Aparentemente criado em 2009, mas com atividade mais intensa após a vitória de Bolsonaro no segundo turno, o @MichelleBolsonr é falso, segundo a assessoria de imprensa da transição do governo.

Entre os mais de 3.000 seguidores do perfil fake, estão jornalistas mas também autoridades, como o ministro da Transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

O HuffPost Brasil listou os perfis reais dos integrantes do futuro governo:

Presidente: @jairbolsonaro

Vice: @GeneralMourao

Ministros:

Casa Civil: @onyxlorenzoni

Cidadania: @OsmarTerra

Relações Exteriores: @ernestofaraujo

Educação: @ricardovelez

Agricultura: @TerezaCrisMS

Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: @Astro_Pontes

Saúde: @depmandetta - o perfil não é atualizado desde 2016.

Turismo: @Marceloalvaroan

Os demais ministros anunciados não possuem contas na rede.