ENTRETENIMENTO
05/12/2018 16:30 -02 | Atualizado 05/12/2018 18:25 -02

'Hora de Clarice' nas unidades do IMS celebra aniversário e crônicas de Lispector

Palestra e leituras de crônicas da autora de 'A Hora da Estrela' integram programação que será realizada dia 11 de dezembro no Rio de Janeiro e em SP.

Mais conhecida por seus romances, como "A Hora da Estrela" e "Um Sopro de Vida, a escritora também possui uma rica, porém pouco conhecida, coleção de crônicas.
Bluma Wainer/Acervo Clarice Lispector (IMS)
Mais conhecida por seus romances, como "A Hora da Estrela" e "Um Sopro de Vida, a escritora também possui uma rica, porém pouco conhecida, coleção de crônicas.

Para comemorar o aniversário de nascimento de Clarice Lispector, o Instituto Moreira Sales (IMS) anuncia mais uma edição do Hora de Clarice, evento que celebra, desde 2011, uma faceta menos conhecida da escritora ucraniana naturalizada brasileira: a de cronista. Se estivesse viva, a escritora completaria 98 anos no próximo dia 10.

No próximo dia 11 de dezembro, a unidade do IMS de São Paulo apresenta, a partir das 19h, uma leitura de crônicas de Lispector realizada pela escritora Andréa del Fuego.

Em seguida, haverá uma palestra com Pedro Karp Vasquez, responsável pela obra da autora na editora Rocco e organizador do volume Todas as Crônicas, lançado em 2018. O livro reúne pela primeira vez, na íntegra, os textos do gênero escritos por ela para jornais e revistas, como o Jornal do Brasil e a Senhor e Joia.

Já no Rio, o evento, que começa a partir das 20h, traz a atriz Clarice Niskier lendo crônicas de Lispector selecionadas por Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. A leitura será pontuada por breves peças musicais, compostas por Vitor Niskier Braga especialmente para a apresentação.

Mais conhecida por seus romances, como A Hora da Estrela, Perto do Coração Selvagem, A Paixão Segundo G.H. e Um Sopro de Vida, Lispector também possui uma rica, porém pouco conhecida do grande público, coleção de crônicas.

O acervo da escritora está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por uma biblioteca de cerca de 800 livros e um arquivo com seis documentos, entre os quais manuscritos dos romances A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida, correspondências, um caderno de notas, entre outros itens.

SERVIÇO:

Hora de Clarice

Dia e horários: 11 de dezembro - IMS São Paulo, às 19h; IMS Rio, às 20h.

Locais: Cineteatro do IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424, Consolação - São Paulo); Auditório do IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea - Rio de Janeiro).

Preço: Entrada gratuita.

Distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa.